PUB
Guimarães acolhe a Rede Europeia de Living Labs
Terça-feira, Maio 15, 2007

Realiza-se em Guimarães, de 21 a 23 de Maio, um evento oficial da Rede Europeia de Living Labs, lançada no passado mês de Novembro em Helsínquia, que reúne empresas, investigadores e consumidores em comunidades de inovação. Este encontro é organizado pelo IAPMEI, o Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico […]

Realiza-se em Guimarães, de 21 a 23 de Maio, um evento oficial da Rede Europeia de Living Labs, lançada no passado mês de Novembro em Helsínquia, que reúne empresas, investigadores e consumidores em comunidades de inovação.

Este encontro é organizado pelo IAPMEI, o Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico e a Universidade do Minho, em parceria com a ENoLL, CoreLabs and Clock EU Coordination Actions, EC DG Information Society and Media e Inteli. Durante o evento, anunciar-se-á também uma “chamada” para outros Living Labs integrarem a rede europeia, numa segunda vaga que se juntará ao grupo fundador de 20 Living Labs.

De modo a introduzir os participantes nas realidades da prática do processo de co-criação, investigação e inovação, o evento contará ainda com uma pequena exposição dos trabalhos já realizados pelos actuais Living Labs, que servirá para introduzir os participantes nas realidades da prática do processo de co-criação, investigação e inovação.

A iniciativa vai ter lugar no Centro Cultural Vila Flor e a sessão de abertura contará com a presença de Mariano Gago (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), António Castro Guerra (Secretário de Estado Adjunto da Industria e Inovação) e Carlos Zorrinho (Coordenador Nacional do Plano Tecnológico). Manuel Pinho, Ministro da Economia e Francisco Nunes Correia, Ministro do Ambiente, marcarão presença na sessão de encerramento do primeiro dia deste encontro.

A agenda é a seguinte:

21 de Maio
. Abertura do Evento, onde serão apresentadas e discutidas questões importantes no âmbito da Política Europeia de Investigação e Inovação em associação com os Living Labs.

. Diferentes perspectivas dos vários aspectos relacionados com o processo de co-criação, investigação e inovação no contexto Europeu.: Intervenção de Peritos internacionais e personalidades importantes, incluindo Ministros do actual governo.

22 de Maio
. Workshops, com intervenções temáticas, focando questões importantes no contexto da Rede Europeia de Living Labs e da Comunidade da Inovação Aberta: Oradores convidados irão sublinhar os principais temas e nos Workshops os participantes irão partilhar conhecimentos e desenvolver novas possibilidades para colaboração, tendo em vista objectivos comuns e o aumento da visibilidade e autonomia na comunidade.

23 de Maio
Reservado para discussão de projectos específicos da actual Rede de Living Labs, membros da 1ª vaga.

Artigos Relacionados