PUB
Guimarães Marca: um emblema partilhado para “levar o concelho mais longe”
Sexta-feira, Março 4, 2016

Foi apresentada oficialmente a insígnia Guimarães Marca, que pretende ser um símbolo agregador dos produtos e das empresas de Guimarães, dentro do que se pretende que seja um espírito de partilha.

Foi hoje apresentada a imagem e o conceito que serve de suporte ao projecto Guimarães Marca. A sessão decorreu esta quinta-feira, 3 de Março, na Plataforma das Artes e da Criatividade e contou com a presença do Ministro da Economia – Manuel Caldeira Cabral.

A imagem agora apresentada deverá ser a marca distintiva dos produtos com origem no concelho de Guimarães. Este projecto vinha sendo trabalhado pela Divisão de Desenvolvimento Económico, que é liderada pelo vereador Ricardo Costa, que conduziu toda a sessão de apresentação.

Na sua apresentação da Guimarães Marca, Ricardo Costa sublinhou os objectivos e os propósitos deste logótipo, que deverá ser inscrito nas embalagens dos produtos das empresas que manifestarem interesse em aderir.

Perante uma plateia cheia, onde se destacavam sobre tudo os empresários locais, foi a presentado um vídeo que compilava imagens de alguns dos processos de fabrico de produtos que distinguem este território. O vídeo sintetizou ainda aquele que tem sido o percurso de Guimarães nas últimas décadas, com referências ao património histórico, à cultura, ao desporto e agora com especial foco no meio ambiente.

Os pressupostos em que se baseia o conceito Guimarães Marca é fomentar “a partilha como principal razão do sucesso”, explicou Ricardo Costa. Essa partilha deverá servir para reforçar a atractividade das empresas e ajudar a levar a marca do concelho mais longe. A ideia passa por, nomeadamente, representar Guimarães, os seus empresários e os respectivos produtos nas mostras sectoriais internacionais.

Este é o relançamento da marca de Guimarães. Em 2012, por altura da Capital Europeia da Cultura, o conceito já tinha sido apresentado com algumas empresas aderentes, que voltam a estar no novo Guimarães Marca, que ganha assim um novo folego e um ímpeto renovado.

Com o lançamento da marca foi igualmente apresentado o site oficial Guimarães Marca e ainda um espaço, que ocupa uma das antigas lojas do Mercado Municipal. No espaço Guimarães Marca as empresas aderentes poderão ter ali um espaço para se representarem e mostrarem as suas marcas e os seus produtos.

Além da apresentação dos pressupostos da Guimarães Marca, durante a sessão houve uma mesa redonda sobre a importância do marketing territorial, no qual participaram o jornalista Ricardo Costa, proximamente Director Geral do Grupo Impresa e ainda o professor Pedro Quelhas Brito, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. A sessão foi encerrada pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.