PUB
Guimarães Cidade Europeia do Desporto em 2013
Segunda-feira, Maio 21, 2012

A Associação Europeia de Capitais de Desporto (ACES) atribuiu a Guimarães o estatuto de Cidade Europeia do Desporto em 2013.

A decisão oficial relativa à primeira localidade portuguesa a ser declarada Cidade Europeia do Desporto foi comunicada em cerimónia realizada no Multiusos de Guimarães, no passado dia 18 de Maio e que contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, do Presidente e vereadores da Câmara Municipal de Guimarães, embaixadores da candidatura, representantes de entidades desportivas e ícones e figuras ligadas ao desporto vimaranense.

Como princípios basilares da candidatura de Guimarães ao título de Cidade Europeia do Desporto em 2013 encontra-se o reforço da dimensão internacional desportiva de Guimarães e a alteração do paradigma económico e social através de ações e novos comportamentos. Além disso, a autarquia vimaranense esta´ igualmente apostada no desenvolvimento sustentado do desporto e da atividade física. Outro grande objetivo é o de deixar para o futuro um legado promissor de projetos sustentáveis que encontrem no desporto terreno para florescer e possam tornar Guimarães uma cidade de referência para as melhores práticas em prol do desporto.

A ACES e a União Europeia atribuem anualmente o estatuto de Capital Europeia do Desporto a cidades com mais de 500 mil habitantes e o de Cidade Europeia do Desporto a localidades de 25 a 500 mil habitantes, como é o caso de Guimarães.

Dos objectivos a cumprir no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, os responsáveis pelo projecto propõem-se à realização de um grande evento desportivo por semana em 2013, à realização de parcerias com as principais universidades do norte do país para a elaboração de estudos sobre a realidade desportiva local e à promoção de acções de formação destinadas a agentes e dirigentes desportivos locais.

Artigos Relacionados