PUB
Guimarães CEC 2012 – iniciativas para esta semana
Terça-feira, Outubro 9, 2012

Conheça as propostas para esta semana realizadas no âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura

Oficina: Cinema de Animação

8 a 12 de Outubro (Segunda-feira a Sexta-feira) das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Off

Este projeto vive do seu processo de criação de ideias, escrita de guião e elaboração de storyboard, construção de cenários e personagens, captação e registo sonoro, filmagens e edição da curta-metragem.

 

Música: Fora de Portas

Quarteto de cordas 3, dia 8 de Outubro (Segunda-feira) às 15h00 no Lar Emídio Guerreiro (Azurém);

Quarteto de Violoncelos, dia 11 de Outubro (Quinta-feira) às 15h00 no Lar de São Paio;

Metal Studio Band, dia 12 de Outubro (Sexta-feira) às 15h00 na Casa de Repouso de Donim;

Camerata, dia 14 de Outubro (Domingo) às 21h30 em Ronfe

O projeto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças. Todos estão convidados porque Todos Fazemos Parte!

 

Conferência: “Stem cells and the future of regenerative medicine”

9 a 13 de Outubro (terça a sábado) das 08h00 às 20h00 no Centro Cultural Vila Flor

A conferência “Stem cells and the future of regenerative medicine: from basic research to translational aspects and upcoming therapies” decorre no Centro Cultural de Vila Flor, de 9 a 13 de Outubro de 2012.

 

Cinema: Filmes de bolso

9 de Outubro (terça-feira) às 21h30 no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Exibição de pequenos filmes experimentais em Super 8mm e a curta-metragem “Barba”, que conta a história de um trio de personagens pré-históricos que habita ao redor de uma anta. Um deles, hiperactivo, tenta despertar emoções aos seus companheiros, através de invenções e obras de arte. Um estranho objecto em osso, que reenquadra a realidade, vai despoletar a cobiça e a inveja entre eles.

 

Apresentação do livro “Memórias do Cárcere Revisitadas”

11 de Outubro (Quinta-feira) às 14h30 na Casa de Camilo – Seide

O livro “Memórias do Cárcere revisitadas” é o resultado do projeto realizado com os reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Guimarães, no âmbito de Guimarães 2012 e que assinala os 150 da narrativa de Camilo Castelo Branco. O livro resulta da criatividade dos reclusos de Guimarães que escreveram suas próprias Memórias do Cárcere.

 

Apresentação do livro “Jonas vai morrer”, de Edson Athayde

12 de Outubro (Sexta-feira) às 18h30 na Biblioteca Raul Brandão

O novo romance de Edson Athayde, escrito em residência artística no âmbito de Guimarães 2012, na cidade-berço, retrata a vida da urbe enquanto cenário de tramas. A obra traduz o resultado de todo um conjunto de ações e interacções, com a cidade e com os vimaranenses, das quais se destacam o programa de palestras/encontros, abertos ao público, que decorreu ao longo de todo o ano, na biblioteca municipal.

 

Dança: “The very delicious piece”

12 e 13 de Outubro (Sexta-feira e sábado) pelas 22h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura – CAAA

Uma peça que é uma busca pela essencialidade, intensidade e insistência, um encontro entre entretenimento, uma experiência pessoal a dois e como o nosso corpo vibrante atinge um planeta inerte.

 

Teatro: O olhar português

12 e 13 de Outubro (Sexta-feira e sábado) pelas 22h00 na Fábrica ASA

Um espectáculo que pretende demonstrar definitivamente que o português é trabalhador, honesto, pacífico, obediente, orgulhoso, pobrezinho e peneirento. E que, por isso é que ele é tão nostálgico.

 

Conferência: Maumaus por Judith Hopf

13 de Outubro (Sexta-feira) às 17h00 na Fábrica Asa

Este ano lectivo, a Maumaus realiza a primeira componente do seu programa de estudos em Guimarães, cidade para onde se desloca e onde novos participantes integrarão o seu regime de seminários. O programa desenrolar-se com uma componente privada (seminários) e uma componente pública (conferências abertas).

 

MUUDA Moda e Arte: encerramento e leilão

13 de Outubro (Sábado) a partir das 21h30 no Espaço Pavico – Gráfica Minhota (Rua de Santo António)

O evento Muuda.Moda e Arte termina em festa. No espaço Pavico, da Rua de Santo António, encerram-se as portas num ambiente de celebração da união criativa entre a moda e arte. O leilão informal das obras de arte, dos artistas convidados para o evento, tem como objetivo reverter a favor dos próprios artistas que aceitaram o desafio do espaço Muuda e da Plataforma da Moda.

 

Residência artística: Jornal de parede — a língua, a viagem, o estrangeiro e a cidade

De 13 a 15 de Outubro na Fábrica ASA

Para a residência no Laboratório de Curadoria, Susana Gaudêncio irá realizar um jornal de parede fragmentado em quatro eixos temáticos/editoriais – a Língua, a Viagem, o Estrangeiro e a Cidade –, a partir dos quais se proporá observar de que modo a prática artística é influenciada por tipologias formativas, contextos geográficos, politicas culturais e liberdades criativas distintas.

 

Milonga: liberais do Tango

13 de Outubro (Sábado) às 23h00 na Fábrica ASA

Baile mítico, pleno de histórias e de emoções permitindo a todos deixarem-se encantar pela sua inesquecível envolvência. Os Liberais do Tango são um grupo originário do Porto, composto por sete elementos que organizam diversos eventos de Tango Argentino, sempre com o objetivo de o promover e divulgar.

 

Festa retro vintage – Lindy Hop Portugal

13 de Outubro (sábado) às 21h30 no Largo do Toural

Esta é uma festa que conta com a recriação do ambiente sedutor, que caracteriza a época dourada de Swing, ao com de Benny Goodman, Count Basie, Artie Shaw, Jimmie Lunceford.

 

Recital: Pedro Morais Andrade e Gottliebe Wallisch

13 de Outubro (sábado) pelas 19h00 no Paço dos Duques de Bragança

Recital de Pedro Morais Andrade e de Gottliebe Wallisch com obras de Luiz de Freitas Branco, Olivier Messiaen e Richard Strauss.

 

Exposição: Inauguração da exposição das propostas do concurso Made-In

13 de Outubro (Sábado) às 16h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura – CAAA

Apresentação dos 12 trabalhos pré-selecionados para o Made-In – concurso internacional de ideias para obras de arte pública de carácter permanente. O objetivo do Made In é o de reconfigurar cinco espaços públicos da cidade de Guimarães, para além de 2012, nomeadamente os lavadouros públicos no centro da cidade e na Ribeira de Couros.

 

Concerto: Miguel Borges Coelho

13 de Outubro (Sábado) às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

O pianista dará um concerto de música de câmara em Guimarães 2012 Capital europeia da Cultura, privilegiando compositores europeus com obras de Brahms, Haydn, entre outros.

 

Exposição: Inauguração da exposição “Archigram – experimental architecture 1961-1974”

13 de Outubro (Sábado) às 18h30 no Palácio Vila Flor

Inauguração da exposição “Archigram – Experimental Architecture 1961-1974”. A mostra foi concebida pelos próprios The Archigram Archives e traça uma extensa retrospectiva daquele que foi um dos mais marcantes colectivos da história da arquitectura contemporânea, questionando e desconcertando a cidade, a relação entre arquitectura e tecnologia e entre tecnologia e corpo

 

The Arts Peep Show Caffe

12 a 14 de Outubro (Quinta-feira a Domingo) das 11h00 às 13h00; das 17h00 às 20h00 e das 21h30 às 23h30 no Pop Up Retail – Rua da Rainha D. Maria II, n.º 5/7

Espaço performativo voyeurista com cruzamentos aleatórios de música, teatro, dança, poesia e gastronomia sinestésica, conjugados em espectáculos-relâmpago de alto valor calórico. Esta acção integra-se no projeto Pop Up Retail, que tem como objetivo a intervenção temporária em espaços comerciais vazios, com o intuito de os dinamizar, através de actividades menos convencionais.

 

Música: Quartet Senese, Briatore, Serino, Rebaudengo

14 de Outubro (domingo) às 17h00 no Pequeno Auditório, CCVF

Andrea Rebaudengo (piano), Francesco Senese (violino), Simone Briatore (viola) e Patrizio Serino (violoncelo) apresentam obras de Schumman e Brahms, para quartetos com piano.

 

Música: Teresa Palma Pereira

14 de Outubro (Domingo) às 19h00 na Sociedade Martins Sarmento

A pianista Teresa Palma Pereira apresenta obras plenas de vivacidade rítmica de J.S. Bach e Carlos Seixas; uma das obras-primas musicais do romantismo (Fantasia em Dó Maior “Wanderer”, de Schubert) e termina com o símbolo máximo do Romantismo nacional: Vianna da Motta.

 

Cinema – Sessão dupla: “Luís” e “Pele”

14 de Outubro (Domingo) pelas 21h30 no São Mamede

Antestreia do filme “luís”, do realizador João Lopes, encomenda de Guimarães 2012. “Luís” pretende documentar uma viagem de fantasmas e assombramentos, a partir do exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões existente na Sociedade Martins Sarmento. O filme é antecedido pela exibição de “Pele”, curta-metragem também do realizador, que relembra uma cruel história de amor.

Artigos Relacionados