PUB
Guimarães 2012 recolhe ideias para dinamizar a cidade e os seus espaços devolutos
Segunda-feira, Agosto 8, 2011

O Projecto “Pop Up Spaces” da Capital Europeia da Cultura pretende seleccionar e patrocinar 30 projectos criativos de ocupação do espaço.

Desde 5 de Agosto, e até 30 de Setembro, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura está a promover uma open call de ideias para dinamizar o espaço urbano e comercial vimaranense. Integrado no cluster Cidade, o projecto “Pop Up Spaces” tem como principal objectivo a possibilidade de desenvolver propostas criativas e originais que ocupem temporariamente espaços devolutos ou desconsiderados de Guimarães, por parte do público.

Os interessados devem desenvolver ideias inseridas num de sete temas: Comércio Pop Up (criar novo conceito de loja), Trabalho Pop Up (programar actividades produtivas e criativas), Instalação Pop Up (criar ligação directa e criativa entre o espaço público e o espaço ocupado), Vitrine Pop Up (utilizar espaços de montras ou zonas envidraçadas), Pop Up Ambulante (produzir “pop ups” que possam percorrer espaços da cidade e que despertem a atenção do público), Pop Up Espontâneo (criar performances de rua que interajam com a cidade e o público) e ainda Elemento Urbano Pop Up (transformar elementos do cenário urbano, aludindo à consciência simbólica ou cívica). Os jovens criadores, com idades entre os 18 e os 40 anos, podem pertencer a qualquer um dos 27 países da União Europeia.

Através da open call, pretende-se seleccionar 30 ideias originais e de baixo custo (até ao máximo de dois mil euros por conceito) que criem um efeito de surpresa na população. As propostas seleccionadas vão ser patrocinadas e executadas durante o ano de 2012 em vários espaços de Guimarães. Assim, o “Pop Up Spaces” vai proporcionar, aos jovens criadores, locais de expressão e de experimentação de ideias criativas.

As inscrições começaram no passado dia 5 de Agosto e terminam às 17h00 do dia 30 de Setembro. Para o efeito, os interessados devem preencher o formulário online e submeter um ficheiro com a descrição do projecto, o orçamento detalhado, o cronograma dos trabalhos a desenvolver e ainda o respectivo currículo.