PUB
Guimarães 2012 passa testemunho de Capital Europeia da Cultura
Sexta-feira, Dezembro 21, 2012

Na presença do Secretário de Estado da Cultura e representantes de Košice e Marseille-Provence, Capitais Europeias da Cultura em 2013, Guimarães vai passar o testemunho da CEC.

Esta Sexta-feira dia 21, às 22 horas, no Multiusos de Guimarães, o título de Capital Europeia da Cultura é passado para Košice e Marseille-Provence, Capitais Europeias da Cultura no próximo ano. A cerimónia protocolar conta a presença e intervenção de Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura, de António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães.

A cerimónia integra o espetáculo de comunidade “Então ficamos…”, ponto de confluência do trabalho artístico desenvolvido com as diferentes comunidades do concelho de Guimarães. Centenas de pessoas em palco partilham o resultado de dois anos de residências artísticas. Pela sua dimensão e número de pessoas envolvidas – cerca de 600 –, este será um dos mais marcantes projectos de Guimarães 2012.

No Sábado à noite, os La Fura dels Baus regressam ao Toural (o lugar onde tudo começou) – pela mão do CCTAR – com o espetáculo “Nós fazemos parte”. Participam o Coro Infanto-juvenil da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, e voluntários de Guimarães 2012.

No Domingo às 18h00, é a vez da Fundação Orquestra Estúdio subir novamente ao palco do Multiusos. Desta vez, com a Gala de Natal, concerto que será integralmente gravado pela RTP.

Sábado e Domingo, ao longo de todo o dia, na Plataforma das Artes e da Criatividade, será possível revisitar as obras e os projectos mais marcantes de Guimarães 2012, em “Cidade Capital – Uma Viagem Por Guimarães 2012”. Livros, filmes, montras, performances, exposições e fotografia para recordar a Capital Europeia da Cultura. Em paralelo, por toda a cidade, dezenas de concertos preenchem o programa de “A Minha Cidade é a tua casa” numa versão aumentada do Mi Casa es tu Casa. Aos músicos e cantores, juntam-se desta vez escritores, comediantes, actores e actrizes.

Artigos Relacionados