PUB
Grupo de freguesias organiza ciclo de conferências a sul do concelho
Terça-feira, Outubro 24, 2006

Da educação à cultura e ao urbanismo, são diversos os temas que os promotores do ciclo de conferências pretendem trazer a debate com o objectivo de ajudar a definir uma estratégia de futuro.

As freguesia de Gandarela , Guardizela, Lordelo, Moreira de Cónegos e Conde são as que se situam geograficamente mais a sul no concelho de Guimarães. Diversas colectividades e particulares destas freguesias decidiram organizar um ciclo de conferências com o objectivo de discutir temas como educação, saúde e emprego, entre outros.

O projecto foi ontem apresentado em Lordelo pelo grupo de promotores, que inclui a Associação de Reformados de Lordelo, a Instituição Prof. Luís Machado, a Morávia, a Fundação Romening, Paulo Renato (presidente da Junta de Moreira de Cónegos, embora não representando a autarquia) e Vítor Ferreira (vereador pelo PSD na Câmara Municipal de Guimarães, mas também presente a titulo individual).

Para a organização foram chamadas todas as colectividades das freguesias e todas as Juntas de Freguesia das cinco freguesias do sul do concelho.

Segundo os promotores deste projecto, o principal objectivo da iniciativa será contribuir para a construção de um quadro estratégico para a zona sul do concelho. Os mesmos adiantam ainda que não se trata de construir um caderno reivindicativo e demarcam-se do movimento que defende a desanexação de Moreira de Cónegos do concelho de Guimarães: “o objectivo é criar coesão e não o contrário” – defendem.

As conferências serão realizadas durante o ano de 2007, estando a primeira marcada para o dia 6 de Janeiro, em Lordelo. O tema de debate será a Educação.

Texto: Paulo Dumas
Foto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados