PUB
Grupo 3B’s vence prémio Novo Norte
Sábado, Maio 29, 2010

O grupo de investigação 3B da Universidade do Minho, instalado no Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, no Avepark, venceu a categoria Norte Inovador, dos prémios Novo Norte.

Os prémios Novo Norte foram entregues na sexta-feira passada, 28 de Maio, numa cerimónia que decorreu na Casa da Música, no Porto. Os prémios Novo Norte são promovidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e pelo Jornal Notícias.

Norte Inovador era uma das seis categorias de prémio e os restantes nomeados nesta categoria foram: a Associação Para Transferência de Tecnologia da Asprela (UPTEC); o INESC Porto; o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) – também de Guimarães; e o Parque de Ciência e Tecnologia da Maia – TecMaia. O galardão “Novo Norte – Boa Prática Regional do Ano” foi igualmente entregue ao Grupo 3B’s.

A criação do Instituto Europeu foi o projecto pelo qual o Grupo 3B’s estava nomeada e terá sido o motivo que levou o júri a destacar aquela estrutura da Universidade do Minho. O prémio procura assim destacar, “os resultados de sucesso na aplicação do conhecimento e da tecnologia, na internacionalização, na captação de talentos, na criação de valor e na capacidade de gerar oportunidades de negócio e emprego qualificados, numa das áreas científicas e económicas emergentes a nível mundial”.

O prémio representará mais uma porta aberta para o Grupo 3B’s, já que se traduzirá em apoio técnico, logístico e de comunicação da CCDR-N para se candidatar a prémios europeus, designadamente os que são promovidos pela União Europeia.

Texto: Paulo Dumas