PUB
Governo Fórum
Sexta-feira, Fevereiro 13, 2009

Um grupo de alunos da Escola Secundária das Caldas das Taipas participou na eleição distrital do “Governo Fórum”.

O objectivo deste projecto é eleger um Governo formado por jovens. O Governo Fórum será composto pelos ministros que mais directamente trabalham com as áreas que implicam com a vida dos jovens e que orientam as políticas gerais e as finanças do país, neste caso, um Governo com um Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças, Ministro da Juventude, Ministro do Ambiente, e Ministro da Educação.

Cada ministro tem de apresentar duas medidas, e respectivo argumentário, tendo o 1º Ministro a função de supervisionar todo o trabalho. Com um excelente desempenho os alunos do 11ºG, Pedro Marques, Philippe Silva, Emanuel Magalhães, Júlio Silva, Luís de Macedo elaboraram o projecto que representou a Escola Secundária das Caldas das Taipas na eleição distrital.

Depois de um ciclo de estudo e aperfeiçoamento das medidas previamente apresentadas, no dia 5 de Fevereiro, dia da eleição distrital, no auditório do IPJ, os alunos da Esc. Sec. das Taipas apresentaram e defenderam as suas medidas de forma clara e concisa. Na parte decisiva, a fase de interpelações, as suas medidas geraram debate caloroso, mas como afirmou o “Primeiro-ministro” Pedro Marques, “os nossos adversários não respondiam às nossas perguntas, por vezes limitavam-se a responder a algo que não perguntávamos. Considero que apenas a Escola Vieira de Araújo esteve melhor que a nossa. Contudo, no final apenas ficamos em terceiro lugar, empatados com essa mesma escola, e por exemplo, a escola que ficou em segundo nem abriu a boca, mas a democracia é mesmo assim, não pudemos fazer mais nada.”

Apesar disso, como gostaram da experiência, prometeram que para o ano tudo farão para representar a Escola neste Governo Fórum.

Artigos Relacionados