PUB
Governador Civil defende maior interligação entre as várias organizações ligadas ao (des)emprego
Terça-feira, Dezembro 6, 2005

A sessão decorreu em Vizela que, em Janeiro, terá uma delegação do Centro de Emprego de Guimarães

O Governador Civil do Distrito de Braga convocou a 4.ª Comissão do Conselho Coordenador Distrital, para fazer uma análise da situação do Emprego e perspectivas de desenvolvimento económico no Distrito de Braga.

A Comissão reuniu em Vizela e Fernando Moniz defendeu nessa sessão que o combate ao desemprego passa pela ligação entre os vários centros existentes e uma maior articulação entre o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a Segurança Social e a Inspecção do Trabalho e Finanças.

Para o Governador Civil, é indispensável agilizar procedimentos e encurtar prazos de respostas para ajudar, quer os trabalhadores, quer as empresas. Desta forma, defende, poder-se-á resolver, de forma quase automática, alguns problemas, nomeadamente a detecção imediata de inscrições irregulares de trabalhadores nos centros de Emprego.

Em Janeiro deverá entrar em funcionamento uma delegação do Centro de Emprego de Guimarães em Vizela e Francisco Ferreira, Presidente da Câmara de Vizela, aproveitou para considerar pertinente também a instalação de um centro de formação profissional: “Se a estes propósitos aliarmos a centralidade de Vizela, no Vale do Ave; a oferta de transportes públicos, de que destaco a renovada ligação ferroviária da região, e a disponibilidade da Câmara Municipal de Vizela, não terão dúvidas de que Vizela reúne todas as condições para acolher aquela infra-estrutura. Fica aqui o repto e o apelo: olhem para Vizela como um concelho que precisa, e merece, investimento”.

A Comissão é composta pelos seis Centros de Emprego do Distrito e o Centro de Formação Profissional de Braga, Direcção Regional de Agricultura de Entre-Douro-e-Minho, Direcção de Finanças de Braga, Inspecção Geral do Trabalho do Distrito, Parque Nacional da Peneda Gerês, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Gestor da ACE de Braga do IAPMEI Direcção da Alfândega de Braga e Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga.

Artigos Relacionados