PUB
Glórias do Benfica em jogo solidário a favor do Centro Social das Taipas
Quinta-feira, Maio 5, 2016

Jogo de futebol juntará antigos jogadores do CC Taipas com a equipa do Benfica. As receitas do jogo serão para ajudar ao financiamento de aquisição de uma nova viatura para o Centro Social das Taipas.

O Centro Social das Taipas vai levar a cabo a realização de um jogo, de cariz solidário, entre antigos jogadores do Clube Caçadores das Taipas e do Sport Lisboa e Benfica.

A iniciativa está agendada para o Campo do Montinho, nas Taipas, no próximo dia 21 de Maio, pelas 18.30 horas. O principal objetivo deste jogo é o de angariar fundos para a aquisição de uma viatura de transporte coletivo de crianças para aquela instituição taipense.

Numa nota distribuída à imprensa, o Centro Social das Taipas avança com os nomes de Valdo, Schwarz, Vítor Paneira, Mozer, Rui Águas, Paulo Madeira, Veloso e Zé Carlos como presenças já confirmadas da parte das glórias benfiquistas.

Uma boa oportunidade para poder relembrar e ver de perto algumas das vedetas, de diferentes gerações, que fizeram parte das equipas do SL Benfica e, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa solidária.

Dos craques taipenses ainda não houve divulgação oficial de ex-jogadores que já tenham confirmado a sua presença. É, no entanto, expectável que do leque de atletas que passaram pelo clube, nomes como os de César Peixoto – que até poderá alinhar pelos dois emblemas – Zé Manel e Juanico, entre muitos outros, possam vir a ser confirmados nos próximos dias.

O Centro Social das Taipas conta, para a realização desta iniciativa, com o apoio da Fundação Benfica e do Clube Caçadores das Taipas.

Os ingressos para assistir a esta iniciativa já estão à venda e podem ser adquiridos por 5 euros. Os interessados, podem obter o seu bilhete em inúmeros estabelecimentos comerciais taipenses (devidamente identificados à entrada),assim como nas instalações do Centro Social das Taipas e da Casa do Benfica de Vila Nova de Famalicão.

O Centro Social das Taipas – é, desde 1984, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), nessa altura sob a denominação de Associação para o Jardim Infantil de Caldas das Taipas (que já tinha atividade iniciada deste 1970 com uma valência de jardim-de-infância) e mais tarde, em finais de 2001, com o nome de Centro Padre Manuel Joaquim de Sousa, denominação que mantém até aos dias de hoje.

Durante todos estes anos a instituição foi crescendo e nesta altura conta com valências de Creche, Pré-escolar, A.T.L, Centro de Dia, Lar de Idosos e Apoio Domiciliário.

Na fase inicial do projeto, a instituição manteve-se me instalações alugadas, primeiro na Rua António de Barros e mais tarde, corria o ano de 1998, na Rua Comandante Carvalho Crato. No ano de 2002, foram inauguradas as instalações onde a instituição mantem em funcionamento as valências de apoio à infância e Centro de Dia.

O moderno edifício onde funciona a sede da instituição, foi construído em parte dos terrenos onde funcionou o “ciclo velho”, na zona da Seara. Mais recentemente, já em Setembro de 2014, foi inaugurado o Lar Alcide Felgueiras. Um equipamento com capacidade para receber 63 idosos, em regime de permanência e que, em Abril de 2015, viu celebrado um protocolo de apoio com o Instituto da Segurança Social, para vinte camas.