PUB
Gerações em Movimento
Quinta-feira, Janeiro 7, 2016

Trabalhar com idosos é fazer a diferença na vida de alguém todos os dias. O projeto “Gerações em Movimento”, criado em março de 2014, nasceu no âmbito do programa “Guimarães 65+”, uma iniciativa que pretende prevenir o isolamento e situações de negligência de idosos do concelho que residem sozinhos, aumentando a sua segurança, o seu bem-estar e a solidariedade ativa da sua rede familiar e social.

Quase a completar dois anos, o projeto “Gerações em Movimento”, que vai continuar em 2016 com o apoio do senhor Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, afirma-se já como uma das atividades de referência da Comissão Social Interfreguesia de Castreja. Dinamizado pela assistente social Inês Marques, pela enfermeira Melody Monteiro e pela educadora social Sílvia Antunes, este é um exemplo de inclusão social, onde o público mais idoso de oito freguesias do concelho tem oportunidade de partilhar experiências e de potenciar os seus talentos.

De segunda a sexta-feira, uma vez por semana em cada oito freguesias que integram a Comissão Social Interfreguesia de Castreja, 135 idosos dedicam-se ao culto da componente física, mas também à saúde psicológica com a realização de trabalhos que estimulam a memória, fomentam a criatividade e, sobretudo, aumentam a qualidade de vida dos Vimaranenses que frequentam estas ações.

O projeto “Gerações em Movimento” acrescenta valor e, na verdade, faz diferença na vida das pessoas. É o fiel testemunho de uma resposta social que preenche o quotidiano dos idosos, combate o isolamento e promove o envelhecimento ativo, sempre num ambiente com dimensão familiar, contagiados por uma enorme alegria, o que auxilia a relação com todos os gestores sociais intervenientes neste programa.

A experiência de um idoso deve ser encarada como um documento vivo a preservar, como uma bússola que nos orienta na vida, como um guião que nos indica o caminho certo a seguir pela nossa vida fora, como uma referência de vida para as gerações mais novas. Obrigado a todos pelas maravilhosas lições de vida, que nos enchem o coração e que nos impulsionam a abraçar novos desafios. Bom ano de 2016!

Vereadora de Ação Social do Município de Guimarães