PUB
Galardoação dos vencedores do Troféu Reitor 2007
Sexta-feira, Junho 1, 2007

O Troféu Reitor 2007 encerrou dia 31 de Maio com pompa e circunstância. Um fecho em grande estilo com premiação dos vencedores, numa cerimónia que contou com a presença do Magnifico Reitor da UMinho e que terminou com fogo de artifício.

Decorreu dia 31 de Maio, no Complexo Desportivo da UMinho, a conclusão do Troféu Reitor 2007 com as finais das modalidades de Basquetebol, Futsal Masculino e Futsal Feminino, as quais precederam a Cerimónia de Encerramento que galardoou os grandes vencedores do torneio.

Este foi sem dúvida o torneio de maior sucesso até ao momento, mais de 600 atletas envolvidos que trouxeram a academia a apoiar, um evento que causa cada vez mais impacto intra-muros mas que de ano para ano passa as fronteiras da academia e tráz à Cerimonia de Entrega de prémios o público externo, o que se observou pelo imenso público que esteve presente nas bancadas.

Como já vem sendo tradição o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UM (SASUM) realizam todos os anos, este que é o torneio interno de maior dimensão e impacto na UMinho. Cada vez mais os cursos aderem à iniciativa e esta passou a ser uma competição em que todos querem entrar para chegarem ao tão desejado troféu.

Com início pelas 19h, a actividade começou com a final do Basquetebol entre a equipa da Associação de Funcionários da UMinho (AFUM) e a equipa da Lic. Eng. de Sistemas de Informação (LESI) sagrando-se campeã a equipa dos engenheiros que derrotou os funcionários por 46- 40.

Pelas 20h decorreu a final do Futsal Feminino entre Optometria e Ciências da Visão (OVC) e Eng. Biomédica uma partida emocionante em que OCV foi mais forte durante todo o encontro e mostrou que merecia ser a campeã do troféu. A partida terminaria com a vitória de OCV por 4-2.

O último jogo do torneio seria a final do Futsal Masculino, uma partida que o opôs Eng, Biomédica e Eng. Biológica. Duas equipas com imensa vontade de erguerem o “Ceptro” mas Biomédica entrou melhor no jogo e chegou mesmo a estar a vencer por 4-0. No final da partida Biológica ainda recuperou mas a partida terminaria com um 5-3 favorável Biomédica que foi a grande campeã do torneio.

Sagraram-se ainda campeões de Badminton, João Graça (Eng.Civil), no Ténis de Mesa, José Sousa (Psicologia), Ténis Pedro Aguiar (Direito), Squash, Carlos Pereira (LMCC) e Voleibol de Praia a Associação de Funcionários da UMinho.

Entrega de Prémios
A Cerimónia de Entrega de Prémios foi uma autêntica entrega dos Óscares. Esta decorreu na presença de algumas das mais altas figuras da academia, as quais procederam à entrega dos prémios. Estiveram presentes o Prof. Dr. António Guimarães Rodrigues – Reitor da UMinho, a Prof. Dra. Irene Montenegro – Pró reitora, Eng. Carlos Silva – Administrador SASUM, Pedro Soares – Presidente da AAUM, bem como alguns directores de cursos.

Abrindo com a actuação do grupo dos “Bomboémia” seguiu-se a entrega dos prémios às modalidades individuais, seguindo-se a entrega dos prémios colectivos. Nas modalidades individuais (Ténis, Badminton, Ténis de Mesa e Squash) foram premiados os 1.º e 2.º lugares, nas modalidades colectivas os prémios foram atribuídos até ao 3.º lugar, sendo que nos de Basquetebol foram ainda nomeados o Melhor Jogador (João Sousa da AFUM) e Prémio Fair Play (equipa da AFUM), no Futsal masculino as nomeação alargaram-se também ao Melhor Jogador ( José Mota de Biomédica), Melhor Guarda-Redes (Júlio Duarte de Biomédica), Melhor Marcador (João Oliveira de Biomédica) e Prémio Fair Play (Gestão).

No feminino os prémios foram também atribuídos até ao 3.º lugar, sendo a melhor jogadora Sandra Silva (OCV), a melhor guarda-redes foi Daniela Salgueiro (Química), melhor marcadora foi Mafalda Couto (Biomédica). O prémio Fair foi para a equipa de Química.

Depois de congratulados os atletas a cerimónia encerrou com o discurso do Magnifico Reitor ao qual se seguir uma fabulosa cessão de fogo de artificio.

Foi em grande festa que terminou mais um Troféu Reitor, no final vencedores e vencidos, comemoraram todos juntos, esta que foi já a XII edição do evento desportivo com mais prestígio intra-muros.

Texto: Ana Marques *

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados