PUB
Gabinete de Imprensa de Guimarães expressa desacordo face à proposta de revisão do Estatuto do Jornalista
Terça-feira, Setembro 26, 2006

Por proposta do Governo foi apresentada uma proposta de alteração do Estatuto do Jornalista. Esta proposta contraria o “livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa” – refere o Gabinete de Imprensa.

O Gabinete de Imprensa, associação que congrega profissionais e colaboradores da Comunicação Social, expressou, em comunicado, o seu desacordo relativamente à proposta de revisão do Estatuto do Jornalista, que tem sido discutida no parlamento após ter sido apresentada pelo Governo.

O desacordo da associação prende-se com a implementação de mecanismos que poderão limitar a livre actividade jornalística ao exercer um maior controlo sobre essa actividade. A proposta de lei, permite que os textos possam ser alterados por outros jornalistas da mesma redacção e com nível hierárquico superior.

Em comunicado, o Gabinete de Imprensa de Guimarães defende que “qualquer alteração ao texto jornalístico deve ser previamente autorizada pelo jornalista que assina o texto”. Mais, a associação considera que, caso o jornalista perca o controlo sobre o texto final, se abrirá “a porta para todo o tipo de atropelos à integridade do profissional de Comunicação Social”.

Além disto, o Gabinete de Imprensa discorda ainda da possibilidade de um mesmo texto poder ser publicado em diversos órgãos de comunicação, partes do mesmo grupo económico.

O Gabinete de Imprensa defende, ao invés, que se estabeleçam “formas de salvaguarda da autonomia dos profissionais do jornalismo”.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados