PUB
Futsal feminino rumo ao Porto
Terça-feira, Março 24, 2009

O segundo Torneio de Apuramento (TA) de Futsal Feminino teve lugar na Universidade de Aveiro (UA), nos passados dias 19 e 20 de Março. A grande vencedora deste torneio foi a equipa da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

No primeiro dia da competição jogou-se a fase de grupos. Após esta fase, garantiu passagem à fase seguinte, o IPL, a AAUBI, a AAUM e IPB.

AAUM disputa lugar nas meias-finais
No seu primeiro jogo, apesar do equilíbrio entre as duas equipas, a AAUM foi para intervalo a perder por 1-0, golo marcado na conversão de uma grande penalidade. No reinício do jogo a AAUM repôs a igualdade, marcando ainda no primeiro minuto. A AAUM deu a volta ao marcador, convertendo um livre de 10m, que castigava a quinta falta cometida pelas adversárias. O IPB aumentou a pressão mas a turma da AAUM segurou bem o resultado. Houve ainda tempo para a exibição da cartolina vermelha a uma atleta do conjunto de Bragança.

Frente à AAUBI, adivinhavam-se mais dificuldades. Ao intervalo o marcador registava 3-0 para a turma da Covilhã. O tempo de descanso trouxe novo alento à equipa minhota que procurou sempre chegar ao golo. Em duas boas jogadas a AAUM marcou, reduzindo a desvantagem à margem mínima. A AAUBI elevou a vantagem, num contra-ataque explosivo, fixando o resultado final em 4-2.

No seu último jogo do dia, a AAUM tinha pela frente a turma do IPC. As minhotas dependiam apenas de si para alcançar as meias-finais. Vencendo o confronto por 3-1.

Minhotas carimbam passagem aos CNU’s
Na manhã do segundo dia de competição disputaram-se as meias-finais. No primeiro jogo, a AAUM discutia um lugar na final com o IPL. As meninas da cidade do Lis entraram melhor no jogo, mas foi a equipa do Minho que se adiantou no marcador. No final do tempo regulamentar as minhotas celebravam não só a passagem à final, mas principalmente o apuramento para os CNU’s.

A segunda meia-final punha frente a frente a equipa da AAUTAD e a da AAUBI. Ao intervalo, o marcador registava um empate sem golos. No decorrer do segundo tempo a AAUBI chegou primeiro ao golo, mas no lance seguinte, a AAUTAD igualava a partida. O jogo manteve-se empatado até ao apito final, seguindo assim para a marcação de grandes penalidades. Convertidos os dois primeiros penalties, seguiu-se uma série de grandes penalidades não convertidas. No final das contas a AAUBI cede a passagem à final à equipa da UTAD.

O jogo dos terceiros e quartos teve sempre um sentido: a baliza da equipa do IPL. A AAUBI confirmou assim o terceiro lugar da competição.

Na grande final a AAUM e AAUTAD disputaram o jogo de igual para igual, mas a AAUM doando à turma de Vila Real o primeiro lugar no torneio.

No final do torneio subiram ao pódio as equipas da AAUTAD, AAUM e AAUBI. Estas duas últimas festejaram o apuramento para os CNU’s, que disputarão em Abril, no Instituto Politécnico do Porto.

Pairava o sentimento de dever cumprido entre a equipa do Minho. Sandra Silva frisou que o objectivo era “conseguir o apuramento para os CNU’s”. Sobre o nervosismo da equipa a jogadora disse que sentiram “algumas dificuldades”, mas “acreditámos sempre. E os CNU ninguém nos tira”, afirmou Sandra.

Texto: Francisca Fidalgo*

* em colaboração com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados