PUB
Futsal confirma candidatura ao título
Terça-feira, Maio 29, 2007

A AAUMinho confirmou a sua candidatura ao título nacional universitário ao bater o IPCoimbra no jogo da 2.ª mão dos Play-Off’s da LUF, confirmando assim a sua presença na Final Four da competição.

A AAUMinho, com o apuramento quase garantido para a Final Four da LUF após uma vitória por 0-2 sobre o IPCoimbra no jogo da 1.ª volta, recebeu este domingo em sua casa, a equipa do Mondego que ainda acalentava o sonho de chegar pela primeira vez a esta fase da competição.

Com o pontapé de saída a pertencer ao IPCoimbra, coube no entanto à AAUMinho a iniciativa de jogo. Com boas trocas ofensivas e algumas recuperações de bola no meio-campo conimbricense, os minhotos desperdiçaram logo nos primeiros 5 minutos algumas boas ocasiões para inaugurar o marcador. Como quem não marca acaba por sofrer, o IPCoimbra eventualmente acabou por marcar. Após uma recuperação de bola, João Teixeira cruza ao segundo poste onde aparece sem marcação Tomé Matos a abrir a contagem. Estava feito o 0-1 para os forasteiros.

A AAUMinho apesar da desvantagem não se deixou intimidar, e após um desconto de tempo aos 10 minutos, começou a fazer um pressing alto, não deixando o IPCoimbra jogar. Fruto deste pressing e de duas boas recuperações, Filipe Deus da AAUMinho esteve em evidência ao atirar por duas vezes ao poste da baliza adversária. O empate e a reviravolta no marcador haveriam de surgir quase de seguida através de Hugo Moisés e Bruno António, sendo que o 2.º golo surgiu após uma bela jogada de entendimento entre este e o seu colega de equipa, Hugo Silva.

Aos 17 minutos, e contra a corrente de jogo, o IPCoimbra empata a partida por intermédio de José Salvador, que aproveita da melhor forma um erro da defensiva minhota. Foi com este resultado que se foi para intervalo.

No regresso dos balneários, a mesma história da 1.ª parte. A AAUMinho a pressionar alto, a desperdiçar oportunidades de golo atrás de oportunidades, e o IPCoimbra procurando sempre em venenosos contra-ataques chegar ao golo.

Foi preciso esperar 10 minutos para que o marcador tornasse a funcionar. No seguimento de um lance estudado, Hugo Moisés atira forte ao segundo poste, onde aparece Bruno António a bisar.

No minuto seguinte, e após algumas facilidades da defensiva minhota (mais uma vez), João Jorge recebe o esférico de costas para a baliza e tem tempo para tudo: rodar, olhar e colocar a bola ao 2.º poste. Está novamente empatada a partida.

Sem se deixarem perturbar, os minhotos continuaram a empurrar os conimbricenses para dentro do seu meio-campo. Numa destas acções, Filipe Deus recupera o esférico e coloca em Hugo Moisés, este por sua vez desmarca Hugo Silva, que após tirar um defesa do caminho coloca a bola longe do alcance do guarda-redes adversário. Estava feito o 4-3 para a AAUMinho.

Nos minutos seguintes o IPCoimbra começa a tomar a iniciativa de jogo e após desperdiçar duas boas oportunidades para empatar, chega finalmente ao golo em mais uma falha da defensiva minhota.

Nos dois últimos minutos da partida, a AAUMinho haveria no entanto de fechar a contenda ao marcar dois tentos. Com o IPCoimbra a procurar jogar em 5-0, Miguel Gonçalves e Bruno António aproveitaram da melhor forma o adiantamento do guardião adversário, colocando o resultado num 6-4 favorável aos minhotos, e com o qual se viria a terminar a partida.

Bruno António, o melhor marcador da LUF com 16 golos até este jogo, ao realizar um hat-trick frente à equipa de Coimbra, elevou a sua contagem pessoal para 19 golos.

Em declarações após o término da partida, o técnico da AAUMinho João Macedo afirmou que apesar dos muitos erros defensivos e das inúmeras oportunidades de golo desperdiçadas, o objectivo tinha sido alcançado: a qualificação para a Final Four. Segundo este, “a equipa acusou alguma ansiedade, mas nunca deixou de ter o controle do jogo, e isto apesar do IPCoimbra se ter apresentado mais forte que há uma semana atrás”. Quando questionado acerca das expectativas para a Final Four, o técnico minhoto não poderia ter sido mais contundente: “Esta equipa só sabe jogar para ganhar!”

Restantes resultados da 2ª mão dos Play-Off’s 
UBI 8 – 3 UFP
IPL 4 – 4 IPP
UTAD 2 -1 AAC
 
Equipas apuradas para a Final Four da LUF
Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho)
 Associação Académica de Coimbra (AAC)
 Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
 Universidade da Beira-Interior (UBI)
 
Ficha de Jogo
Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho – Braga
LUF – 2.ª Jornada dos Play-Off’s
27 de Maio de 2007 – 17h00m
AAUMinho 6 – 4 IPCoimbra
 
Cinco Inicial: André Costa (Direito), Miguel Gonçalves (Bio. Aplicada), José Magalhães (Matemática), Bruno António (Eng. Civil) e Filipe Deus (Eng. Biomédica).
 
Jogaram ainda: Júlio Duarte (Eng. Biomédica), Hugo Silva (Eng. Civil), Hugo Moisés (LESI), Hugo Abreu (Matemática).
 
Ao intervalo: 2 – 2
 
Marcadores: Bruno António (3), Hugo Moisés, Hugo Silva e Miguel Gonçalves (AAUMinho), João Jorge, João Teixeira, José Salvador e Tomé Matos (IPCoimbra)

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves *

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados