PUB
Fundação MAPFRE atribui prémio a equipa de investigação do 3B’s
Quinta-feira, Março 6, 2014

O prémio “Ignacio H. de Larramendi”, Prevenção, Saúde e Meio Ambiente foi atribuído à equipa do 3B’s, coordenada por Miguel Oliveira.

Miguel Oliveira investigador auxiliar do Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho (liderado pelo Prof. Rui L. Reis), coordena projeto de investigação agora distinguido. O prémio “Ajudas à investigação Ignacio H. de Larramendi – Prevenção, Saúde e Meio Ambiente” distingue o projeto científico mais importante a nível Europeu na área do tratamento de lesões osteocondrais e prevenção da progressão da Osteoartrite.

Este prémio reconhece o trabalho de investigação pré-clínica que tem vindo a ser desenvolvido há cerca de uma década pelo investigador auxiliar Miguel Oliveira, sendo um estímulo à continuidade do mesmo. Miguel Oliveira referiu que este prémio é uma consequência da “prossecução dos bons resultados pré-clínicos que temos vindo a obter no âmbito de outros projetos financiados, nomeadamente no projecto OsteoCart, permitir-nos-á validar um conjunto de terapias à base de biomateriais, células estaminais, e nanopartículas para a libertação controlada de fármacos, as quais visam a melhoria significativa do tratamento de lesões osteocondrais e Osteoartrite”. Por outro lado, salientou ainda que a distinção atribuída “reflete não só a aposta no apoio a projectos que estão a um passo da aplicação clínica, mas também fomenta a colaboração entre cientistas e médicos, isto para que se realizem mais estudos clínicos, num futuro próximo, e para que haja uma tradução mais rápida destas abordagens terapêuticas para a prática clínica”.

Fazem ainda parte da equipa premiada, a investigadora de Pós-Doutoramento Joana Silva-Correia, o Professor Rui L. Reis, e o médico Hélder Pereira, responsável clínico do projeto e do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim.