O anúncio do reforço do apoio comunitário a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura levou a Fundação Cidade de Guimarães a emitir um comunicado congratulando-se com a medida.
Almeida Henriques, Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, deu a conhecer na passada Quarta-feira, no Porto, que a Fundação Cidade de Guimarães (FCG) veria reforçado o financiamento comunitário a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (CEC 2012), através do Programa Operacional Regional do Norte (QREN) em 2,5 milhões de euros.
Em comunicado, o Presidente do Conselho de Administração da FCG, João Serra, veio a público congratular-se com o referido compromisso político e, ao mesmo tempo, reconhecer que, junto do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional a FCG tem tido um interlocutor disponível e permanente para ponderar as suas propostas.
A FCG considera ainda que, considerando os elevados compromissos financeiros assumidos, essa disponibilidade e empenho são decisivos para quem tem a responsabilidade directa de gerir uma CEC cuja projecção, aliás, tem sido geralmente saudada com apreço.