Fundação Cidade de Guimarães apresentou Marca Oficial da CEC
Sexta-feira, Outubro 8, 2010

Foi oficialmente apresentada a Marca de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. A cerimónia realizou-se no passado dia 7 de Outubro no Auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão.

A iniciativa contou com a presença do designer Henrique Cayatte, presidente do Centro Português de Design – entidade responsável pelo concurso público nacional organizado – e pelo designer João Campos, autor do logótipo vencedor.

Num documento distribuído à imprensa pode ler-se que “Marcas e corações existem milhares. Porém, esta não é uma marca comum nem um coração vulgar.
Pedimos emprestado o elmo a D. Afonso Henriques, cuja visão desenhou o nosso País, e, através da abertura da viseira, criámos a base da identidade deste evento multicultural e pluridisciplinar, acolhido por uma comunidade orgulhosa de si, da sua cidade e do seu papel na fundação do País. No entanto, uma identidade sobre a diversidade cultural, para se impor, tem que absorver, entusiasmar e celebrar a multiplicidade de visões pessoais.
GUIMARÃES 2012, mais do que um coração, um elmo ou uma muralha, é um desafio à participação individual, pois é o conjunto de todas as visões que desenha a nossa cultura”.