PUB
Freguesia de Sande (S. Martinho) – Os Candidatos
Quarta-feira, Setembro 14, 2005

Na freguesia de Sande – S. Martinho serão apresentados 3 candidatos às próximas eleições autárquicas. Pelo PS – António Mendes, pelo PSD – Renata Silva e Pela CDU – José Alves Martins.


António Mendes – PS

António Fernandes Mendes, casado e com 57anos, é o actual Presidente da Freguesia de São Martinho de Sande. Com a sua recandidatura pretende dar continuidade a um trabalho que vem desenvolvendo há 8 anos.
A equipa liderada pelo actual presidente da Junta, pretende concluir alguns projectos já iniciados e lançar outros necessários para a freguesia. O caso da sede da Junta será um dos mais emblemáticos. “É cada vez mais necessário uma nova sede para a Junta de Freguesia. É nossa intenção dar início à sua ampliação ainda em Setembro” .
Pretende ainda que se realize a implantação de um Centro de Dia para idosos mas acrescenta que o centro social tem uma palavra a dizer nesta área.
O candidato socialista não fica por aqui nos seus objectivos para os próximos quatro anos, caso vença as eleições. Pretende construir uma capela mortuária junto à igreja. ”Havendo boa vontade da paróquia poderemos construir ali uma capela” .
António Mendes pretende que a freguesia cresça à volta de uma centralidade. “Será importante reforçar a zona central e criar condições para a concentração dos mais diversos serviços que ajudem a reforçar a sua identidade”.
E para todos os habitantes de São Martinho, em especial os idosos e os mais carenciados, António Mendes pretende que todos beneficiem de serviços e iniciativas que reforcem a sua qualidade de vida.
António Mendes revela confiança nos eleitores e acrescenta que o seu projecto não fica completo nestas linhas. “Temos um rumo forte e continuaremos a apostar nas infra-estruturas que permitam uma melhor qualidade de vida aos habitantes desta freguesia” .


Renata Silva – PSD

“Porque não melhorar Sande?” , é o slogan da campanha do PSD para a freguesia de São Martinho de Sande. A lista liderada pela jovem advogada Renata Silva pretende dar uma nova dinâmica e uma nova força à freguesia, apresentando-se ainda com imensa vontade de projectar Sande.
Nesse sentido, o PSD apresenta uma equipa que concilia a experiência com a juventude. “Temos um grupo com uma enorme capacidade de trabalho. Pretendemos desenvolver Sande em termos económicos, sociais e culturais. Sande tem de dar um salto em termos de qualidade”.
Uma das apostas que o PSD pretende levar a cabo é o apoio domiciliário a idosos e carenciados. Em termos sociais as pretensões não ficam por aqui, pois a “principal bandeira” será a construção de um lar.
As expectativas para estas eleições são elevadas. A cabeça de lista do PSD referiu que o seu partido apresenta ao eleitorado uma equipa renovada e motivada e, por isso, mostra a sua confiança. “Vamos ganhar e vontade de trabalhar não nos falta”. Ao eleitorado pede que vote com consciência. “A nossa equipa quer dar a Sande a projecção merecida” .


José Martins – CDU

José Alves Martins apresenta-se ao eleitorado já com vasta experiência neste tipo de eleições autárquicas, pois já diversas vezes encabeçou a lista da CDU.
José Alves Martins traça um quadro pouco positivo do que se passa na freguesia, referindo que apresenta fortes clivagens. “Vamos tentar unir a freguesia. Verificam-se situações de um grande desentendimento político, caso dos próprios órgãos da igreja, que não são benéficos”.
Alguns dos objectivos da sua candidatura passam por dar maior atenção à juventude. “Vamos tentar arranjar condições para que a juventude não sinta necessidade de refugiar-se noutros locais, como Taipas ou Guimarães. Os nossos jovens são os mais penalizados da freguesia. Nesta área fica o meu apreço pelo trabalho dos escuteiros”.
A CDU pretende uma nova gestão da freguesia que sirva toda a população e não “meia dúzia de pessoas”. José Alves Martins não entende como foi possível a construção do edifício em frente à igreja. “Tentámos que não se concretizasse o negócio mas não nos deram ouvidos e andaram mesmo atrás de empreiteiros para comprar o terreno”.
José Alves Martins em breve apresentará o seu programa aos habitantes. No entanto, referiu que mostrará uma preocupação pelos mais jovens e uma grande preocupação pela qualidade de vida dos mais idosos. “Temos de criar zonas de lazer e espaços próprios para os idosos”. Lança mais uma crítica à Junta, achando ridículo que esta acompanhe as pessoas nos passeios recentemente organizados.
A CDU está confiante na vitória, “se assim não fosse, não concorríamos”. No entanto, caso isso não aconteça, José Alves Martins espera que as suas ideias possam ser aproveitadas, pois “queremos o melhor para a freguesia”.

Artigos Relacionados