Freguesia de Prazins – Santa Eufémia – Os candidatos
Quinta-feira, Setembro 29, 2005

Três candidatos para as próximas autárquicas. Pelo PS, Elvira Fertuzinhos, pelo PSD, Manuel Cardoso e pela CDU, Manuel Lopes.


Elvira Fertuzinhos – PS

Elvira Fertuzinhos candidata-se a um terceiro mandato consecutivo à frente da Junta de Freguesia. Com esta experiência política, sem contar com os dois mandatos na Junta como secretária, a candidata socialista mostra-se confiante na obtenção de uma nova vitória eleitoral e na renovação da maioria absoluta.
De uma forma tranquila e serena referiu que avançou para novas eleições porque entende que o seu projecto para Sta. Eufémia ainda não está completo.
Apesar de um vasto conjunto de intervenções verificadas nos últimos anos na freguesia, como referiu Elvira Fertuzinhos, no próximo mandato ainda existem “projectos para concluir e outros para iniciar”.
A segunda fase do Centro Cívico/Urbanístico, a conclusão do parque de lazer e a continuação da instalação da rede de saneamento e água na freguesia merecerão especial atenção nos próximos quatro anos.
Por outro lado, é sua preocupação dar continuidade a alguns projectos já iniciados, caso do Centro Social, da creche, ATL, centro de dia, apoio domiciliário e apoio comunitário.
Elvira Fertuzinhos entende que as pessoas começam a ter na freguesia uma quantidade de serviços e uma qualidade de vida que as vão prendendo à freguesia.
A experiência, a obra feita, o contacto pessoal desenvolvido ao longo dos tempos e o apoio às pessoas na resolução dos seus problemas justificam, de acordo com a candidata socialista, as vitórias eleitorais e a obtenção da maioria absoluta.
Para 9 de Outubro, Elvira Fertuzinhos espera obter uma renovação da confiança por parte dos eleitores. Apresenta os mesmos nomes para a Junta e apostou numa renovação para a Assembleia de Freguesia, fazendo questão de frisar o número de elementos femininos que entram na composição da lista. “Temos a continuidade da Junta e temos um grupo de jovens que têm grande valor e uma grande capacidade de estar com as pessoas. Tal como diz o slogan de campanha, Sta, Eufémia conhece-nos”.

Manuel Cardoso – PSD

Manuel Cardoso concorre pela primeira vez à Junta de Freguesia de Sta. Eufémia de Prazins. Tal como o seu pai que retirou a freguesia ao PSD para o PS há 20 anos atrás, pensa agora repetir a história, mas invertendo os partidos. Para esse efeito, este jovem social-democrata reuniu uma equipa jovem, dinâmica e com novas ideias para fazer com que a freguesia “evolua no tempo”. Manuel Cardoso tem consciência que se trata de um desafio forte, pois o PSD luta contra “uma certa tradição”. No entanto, acredita na alternativa que apresenta aos eleitores da freguesia.
No seu programa eleitoral, Manuel Cardoso apresenta medidas concretas em diversas áreas. Nos serviços, o candidato do PSD pretende instalar de imediato um posto Multibanco, “temos de nos deslocar quatro quilómetros para aceder ao posto mais próximo.” Na área das novas tecnologias “vamos construir uma página da freguesia na Internet para a divulgação de actividades e serviços próprios e outros assuntos.” Na própria sede da Junta de Freguesia pretende instalar um gabinete de apoio aos idosos.
Manuel Cardoso não entende o atraso que a freguesia apresenta ao nível do saneamento e da distribuição da água. Caso seja eleito esta é uma área que merecerá especial atenção.
Depois de actuar nos campos prioritários, “nas necessidades básicas da população”, o líder do PSD tem projectos concretos para a área do ambiente e lazer. Nas margens do rio pretende construir uma praia fluvial, um parque de merendas, parque infantil e um parque para as actividades radicais. Para isso tem prevista a construção de uma nova via que ligará a freguesia até ao espaço previsto para a praia fluvial.
Manuel Cardoso está optimista em relação aos resultados eleitorais do próximo dia 9 de Outubro. Refere que a lista do PS já dá mostras de preocupação. “Um sinal evidente é a proliferação de cartazes como nunca tinha acontecido.”
O PSD, como afirma, apresenta uma lista jovem para renovar a freguesia. “Com o apoio da população e sem desperdiçar dinheiros públicos vamos actuar e resolver os problemas da freguesia”.


Manuel Lopes – CDU

Manuel Fernandes Lopes é o candidato da CDU. Com 48 anos de idade aceitou, mais uma vez liderar a lista deste partido à Junta de Freguesia. Foi breve a conversa mantida com este candidato. Não tem grandes ilusões quanto à sua candidatura. Sabe que a tradição não joga a favor da CDU e tem consciência que não será fácil derrotar a candidata socialista.
Assumiu a liderança da lista num encontro entre os elementos do partido. O anterior candidato defendeu a substituição e, como Manuel Lopes, também já tinha sido cabeça de lista noutras eleições, acabou por aceitar este desafio.
O candidato da CDU via já apontando o caminho a seguir em próximas eleições. “terá de aparecer um candidato mais jovem e melhor preparado em termos de estudos, tenho consciência disto. A Junta de Freguesia já exige pessoas com mais preparação.”
Quanto aos seus projectos, Manuel Lopes defende que se deve se deve dar mais atenção à juventude e estar atento à gestão da freguesia. “A Junta até vai trabalhando, mas com uma oposição mais forte, trabalharia mais e certamente melhor. Por outro teria que prestar mais atenção às justificações de projectos e outros assuntos nas assembleias de freguesia.”
Neste sentido, o candidato Manuel Lopes apela a um reforço da votação na CDU. “A minha actuação será sempre de lutar pelo bem da freguesia. Estou disponível para colaborar com a Junta no que esta necessitar, independentemente de quem for eleito.

PUB

Artigos Relacionados