Freguesia de Ponte – Os Candidatos
Quarta-feira, Setembro 14, 2005

São quatro os candidatos às próximas eleições autárquicas na freguesia de Ponte. António Pereira Leite pela CDU, Manuel Lopes pelo PS, Ana Sofia Faria pelo CDS/PP e Benjamim Machado pelo PSD.


CDU – António Pereira Leite

Natural da freguesia de Grândola, com 42 anos, António Pereira Leite, Empregadp de Escritório, é militante da CDU e já em anteriores actos eleitorais deu a cara pelo partido na freguesia de Ponte. É elemento da Associação de Pais da escola E.B. 2/3 de Ponte, treinador no Clube Desportivo de Ponte e deputado da Assembleia de Freguesia desta freguesia. Resolveu recanditatar-se por entender que Ponte necessita de uma Junta CDU para suprir determinadas carências e resolver certos problemas. Segundo o mesmo: Ponte, de vila só tem o nome.
Com a sua candidatura pretende contribuir para a resolução de alguns problemas como a limpeza, poluição do Rio Ave, maus cheiros, circulação/trânsito. A preservação do património e memórias históricas, dos jardins e espaços verdes serão também sua preocupação. No que toca a infra-estruturas, aposta na construção de valências sociais vocacionadas para Creche, Jardim-de-infância, ATL, Centro de Dia e Lar de Idosos assim como, de um Posto Médico, que tarda a aparecer. A resolução de problemas relacionados com a electrificação de algumas ruas e do saneamento básico, são também sua intenção.
O seu principal objectivo nas próximas eleições é o de contribuir para retirar a actual maioria ao PS que, na sua opinião, nada têm feito e só nesta altura de eleições é que vai aparecendo alguma obra. A realizarem-se eleições anualmente a freguesia já estaria bem melhor.
Aos cidadãos de Ponte, lança o repto de que Ponte merece o melhor. Para isso, podem contar com a CDU, até hoje (apesar de estar em minoria) a oposição mais forte na Assembleia de Freguesia. Apoiando a CDU estarão a contribuir para que a vila de Ponte mude para melhor. “Ponte Conhece-nos” é um slogan interessante. Nós também conhecemos mas, os anos vão passando e nós, nada temos na nossa vila.

PS – Manuel Lopes

Manuel Lopes é o actual Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, lugar que ocupa desde 2001 com maioria absoluta. È um empresário de 49 anos, natural de Mesão Frio e a residir em Ponte, que volta a candidatar-se numa Lista PS, como independente às próximas eleições autárquicas. Em anos anteriores, chegou a ser Presidente do Clube Desportivo de Ponte e das Selecções Distritais da Associação de Futebol de Braga. É, actualmente, o Presidente do Conselho Técnico da referida Associação.
Decidiu recandidatar-se para dar continuidade ao trabalho realizado nestes últimos 4 anos para, desse forma, poder terminar 2 obras que ficaram por concluir (Variante de Campelos e Centro de Saúde).
São estas duas obras as suas grandes armas para o próximo mandato. Terminar a Variante de Campelos e o Centro de Saúde (com início das obras previsto para o dia 5 de Setembro de 2005). A construção do Centro Cívico da vila de Ponte (Creche, Lar de Idosos, ATL e Infantário) e a cobertura no abastecimento de água e saneamento básico para 95% da população da freguesia, são outras das suas prioridades. A repavimentação da Avenida dos Tojais/Igreja (em paralelo) está também nos seus planos.
No próximo dia 9 de Outubro, espera repetir o resultado de 2001 – ganhar as eleições com maioria absoluta.
Manifesta a sua gratidão a todos os cidadãos de Ponte pela confiança que nele depositaram em 2001 e é seu desejo que voltem a confiar na sua equipa pois, segundo o mesmo, tudo farão para que a vila de Ponte seja um local onde as pessoas gostem de viver e onde encontrem tudo o que necessitam para se sentirem felizes. Não deseja, pois, que as pessoas fiquem em casa no dia de eleições por forma a que lhe seja permitido renovar a maioria absoluta.


CDS/PP – Ana Sofia Faria

Ana Sofia Faria candidata-se pela primeira vez a eleições. Tem 29 anos e apesar de residir em Urgezes, viveu em Ponte durante 14 anos, o que lhe permite conhecer com razoabilidade as realidade da freguesia e dos seus habitantes. Esta jovem Escriturária, militante do PP fez parte, durante 8 anos do Grupo de Jovens em Caminhada de S. João de Ponte e foi animadora do mesmo grupo. Participou na animação das eucaristias da Igreja de Ponte no âmbito dos Jovens em Caminhada, bem como, de um grupo de adolescentes.
Aceitou o repto de se candidatar em representação do PP a Ponte pelo facto de ter vivido na freguesia durante muitos anos e conhecer a realidade da freguesia, de que tanto gosta, como nos testemunhou.
No exercício das respectivas funções de administração local, compromete-se a defender junto da Câmara Municipal de Guimarães e na freguesia medidas que promovam o modelo de Autarquias Amigas da Família, Amigas do Contribuinte, Amigas do Ambiente e do Património e Amigas do Cidadão como a seguir, por limitação de espaço, se descrevem muito sucintamente:
1 – Autarquia Amiga da Família: criação do Bilhete de Família; capitação das tarifas da água de uso doméstico; reforço dos Centros de Dia e o Apoio Domiciliário; estímulo à conciliação entre actividades profissionais e vida familiar; promoção de parcerias de pais, professores e entidades locais para actividades concertadas; reforço da presença de médicos de família nos Centros de Saúde; criação de condições de acessibilidade para deficientes; apoio às acções de voluntariado social; consagração de novas políticas de cidade; reforço da segurança dos cidadãos;
2 – Autarquia Amiga do Contribuinte: lutar pela redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); lutar pela redução da derrama; lutar por isenções de Imposto Municipal sobre Transmissões onerosas de imóveis (IMT); promoção de uma gestão eficiente da autarquia ;
3 – Autarquia Amiga do Ambiente e do Património: protecção do ambiente e conservação da natureza; preservação do património e tradições locais; oferta turística enraizada;
4 – Autarquia Amiga do Cidadão: participação aberta e promoção de Referendos Locais; criação de Conselhos Consultivos Municipais;
Alimenta expectativas em vencer as próximas eleições apesar de estar bem ciente das dificuldades que irão encontrar. Segundo nos referiu, o CDS/PP já venceu estas eleições no passado e os seus autarcas deixaram obra feita, nomeadamente o Sr. Santos que foi o melhor Presidente da Junta que Ponte teve.
Por último, deixa aos cidadãos de Ponte uma única frase, carregada de simbolismo: “Mudança e esperança num futuro melhor”.

PSD – Benjamim Machado

Benjamim Silva Machado, 26 anos, é o candidato que o PSD apresentará como seu representante às próximas eleições autárquicas à freguesia de Ponte. Trata-se um jovem, trabalhador/estudante, nascido em Silvares e residente em Guimarães. Ao se apresentar a eleições pela mão de um dos maiores partidos políticos nacionais, não haverá dúvidas se daí retirarmos fortes ambições no resultado esperado. No entanto, não nos foi possível recolher mais pormenores sobre a sua candidatura.

PUB

Artigos Relacionados