Francisco Louçã abre o 3.º ciclo de conferências dos “Colóquios para a Cidade”
Quinta-feira, Março 17, 2016

Ex-líder do Bloco de Esquerda abre a 3.ª edição dos “Colóquios para a Cidade” promovida por um grupo de cidadãos vimaranenses. “Europa” e o estado atual da União Europeia são os temas a abordar por Francisco Louçã.

Os “Colóquios para a Cidade” tiveram a sua primeira edição subordinada ao tema “40 anos de Abril – pontes para o futuro”, a regionalização dominou o segundo ciclo através do tema “Regiões e Desenvolvimento Regional” e, agora, em 2016, a “Europa” dominará este terceiro momento de debates. Francisco Louçã será o primeiro orador, numa sessão marcada para esta quinta-feira, pelas 21.30 horas, nas instalações da Assembleia de Guimarães.

Wladimir Brito, um dos elementos da organização, justifica a escolha desta temática pela fase turbulenta que a Europa atravessa: “A Europa vive um momento problemático em que tarda a dar uma resposta perante os novos desafios, seja o caso dos refugiados, dos poderes do Conselho da Europa, de toda a problemática financeira que envolve o Banco Central Europeu (BCE) ou mesmo do referendo no Reino Unido”.

Wladimir Brito acrescentou ainda que é urgente debater o futuro da EU, estando-se perante uma realidade em que cada país “olha mais para si do que tendo em perspetiva o bem comum”. Este “ceticismo” europeu estará em discussão e Wladimir Brito avança, desde já, com uma outra conferência em outubro, com a presença de José Viriato Soromenho Marques, estando também assegurada a participação de José Pacheco Pereira, para data a anunciar.

Em perspetiva está a apresentação de uma peça de teatro para finalizar este ciclo de conferências que tem como parceiros a Assembleia de Guimarães, a associação Convívio e o Cine Club de Guimarães.