Formalizado protocolo de geminação com a cidade francesa de Montluçon
Terça-feira, Junho 28, 2016

No dia em que se comemorava o Dia Um de Portugal, Guimarães e Montluçon assinaram um protocolo de geminação. Domingos Bragança e Daniel Duglery rubricaram um compromisso de colaboração.

O presidente da Câmara, na sua intervenção na sessão solene, deseja que com este protocolo seja “possível fomentar o diálogo entre culturas e instituições e entre empresas e academias” entre as duas cidades, numa perspetiva de “construção de uma Europa multicultural e aberta”.

Montluçon, no distrito de Allier, é uma cidade de 80 mil habitantes, onde se inclui uma comunidade portuguesa de cerca de 8 mil portugueses, onde cerca de metade são vimaranenses.
De referir ainda que, nos anos letivos 2009 a 2011, a Escola Secundária de Caldas das Taipas esteve envolvida, através do grupo de Astronomia, no projeto Comenius “The same although different sky above us”, onde, para além de escolas da Grécia, Itália, Polónia e Roménia participou o College Jean Jacques Soulier, da cidade de Montluçon. Na altura, professores e alunos da secundária da vila visitaram a cidade de Montluçon entre 7 e 12 de novembro de 2010.