PUB
Formalizada Rede de Parques Tecnológicos
Quarta-feira, Setembro 22, 2010

Foi ontem formalmente criada, no auditório do Avepark, a Rede PortusParK. Uma Rede de Parques Tecnológicos constituída por 11 instituições distribuídas por todo o Norte de Portugal.

O auditório do Averpak foi o palco escolhido para a formalização de uma Rede de Parques Tecnológicos que tem por objectivo, entre outros, o fortalecimento da colaboração e partilha de conhecimentos entre as empresas envolvidas.

Fazem parte desta rede, para além do PortusPark, o TecMaia, na Maia, o AvePark, a UPTec, no ‘campus’ da Asprela da Universidade do Porto, a Sanjotec, em S. João da Madeira, o FeiraPark, em Santa Maria da Feira, o CIDEB da Universidade Católica do Porto, o Régia-Douro Park, Vila Real (em fase final de projecto) e o Brigantia EcoPark, Bragança (também em fase final).

Esta nova estrutura tecnológica envolve também as incubadoras SpinPark, em Guimarães e a Incubadora de Santo Tirso, TecTirso, para além da CRIVO Ventures, que apoia financeiramente projectos em fase de ideia.

Entre as empresas tecnológicas envolvidas nesta rede, contam-se casos de grande sucesso exportador como a Wipro Portugal, uma subsidiária da multinacional indiana, instalada no TecMaia e que promove o desenvolvimento integral de produtos na área do retalho, a Farfetch, uma multinacional inglesa de vendas online que acaba de arrancar no Avepark com um centro de fotografia e web design, e a Critical Materials, também no Avepark que desenvolve materiais para a aeronáutica.