PUB
Fim-de-semana dedicado às artes impressas, na Plataforma das Artes em Guimarães
Sexta-feira, Maio 8, 2015

Livros, oficinas, exposições, ilustrações e mais livros. A palavra impressa tem papel central na segunda edição da Feira das Edições “Transfer”, que decorre este fim-de-semana, em Guimarães.

Não é só de livros que trata a Transfer, a segunda edição da Feira das Edições que decorre na Plataforma das Artes e da Criatividade em Guimarães. Todo o universo, que se poderá associar às várias formas das artes impressas, também estará lá. Além de livros, falamos de ilustrações e de técnicas de encadernação e, claro está, de impressão.

Durante os dias 9 e 10 de Maio, entre as 10 e as 20 horas, são vários os motivos de interesse para passar pelo antigo Mercado Municipal de Guimarães. Além da participação de dezenas de editoras independentes, estão reservados alguns lançamentos de novidades editoriais.

Por exemplo, a editora O Homem do Saco vem apresentar “Presente do Particípio”, de Regina Guimarães. Será lançada uma edição de “Cenas d’A Scena do Ódio”, de Almada Negreiros, numa comemoração do centenário da revista literária Orpheu.

Além dos livros, há também oficinas de participação livre, onde se mostram as técnicas artesanais de impressão e de encadernação de livros. A ilustração estará representada com o lançamento de uma colecção de posters, impressos com recurso à técnica serigráfica.

Paralelamente a esta explosão de cor e letras, há uma exposição para ver, no hall do Centro Internacional das Artes, com uma mostra de edições da colecção de Miguel Mesquita Guimarães. Há também conversas informais e apresentações distribuídas por várias sessões no Sábado e Domingo.

Os miúdos não ficaram de fora da programação da segunda edição da Transfer. Para eles o Serviço Educativo da Oficina preparou duas sessões, marcadas para as 16 horas nos dois dias, onde as crianças poderão descobrir a linguagem escrita a partir de “Alfabeto Africano”, de José de Guimarães e de um conto de Rudyard Kipling.