PUB
Festival enche Guimarães de Jazz
Terça-feira, Novembro 11, 2008

Regresso de um dos mais aclamados festivais de jazz. Para além dos concertos na sala grande do CC Vila Flor, são muitas e diversificadas as ofertas relacionadas com o Guimarães Jazz 2008.

A edição 2008 do Guimarães Jazz arrancou no início desta semana com as Oficinas de Jazz – um espaço de aprendizagem e troca de experiências, onde se juntam jovens músicos e músicos de jazz consagrados.

O cartaz abre na quinta-feira, 13 de Novembro, com o concerto do quarteto de Kurt Elling, numa incursão já rara pelo jazz vocal masculino, concerto que terá ainda Laurence Hobgood ao piano; Clark Sommers no contrabaixo; e Ulysses Owens Jr. na bateria.

Como vem sendo hábito nas edições anteriores, o Guimarães Jazz justifica alguma movimentação em torno do universo jazístico, visível em várias actividades paralelas, onde se incluem desde o início as já referidas Oficinas de Jazz.

No foyer do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor ficará instalada durante os dias do festival o trabalho artístico de João Paulo Feliciano intitulado “The Blues Quartet”. No final dos concertos a festa passará para as jam-sessions, com a supervisão do Marcus Strickland Quintet seja na sede do Convívio, no São Mamede, ou então no próprio Vila Flor.

Outros motivos de interesse associados ao festival de jazz poderão ser: o ciclo de cinema Tons da Música com os filmes “Fim-de-semana no Ascensor” ou então o clássico “Round Midnight” com Dexter Gordon; a exposição de fotografia sobre o Guimarães Jazz no São Mamede; ou ainda a conferência de Django Bates, no domingo, 16 de Novembro no Convívio.

O cartaz completo do Guimarães Jazz, assim como informações completmentares para cada dia de concertos poderá ser consultado na agenda do reflexodigital.com.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados