PUB
Festival de música erudita estreia em Guimarães com concerto de entrada livre
Quinta-feira, Julho 21, 2016

O festival Guimarães Allegro decorre na cidade até sábado, 23. O concerto inaugural, marcado para quinta-feira, 21, no Paço dos Duques de Bragança terá a Orquestra de Guimarães a ser dirigida por Daniel Stabrawa, da Filarmónica de Berlim.

O festival de música erudita apresentado no início do ano pela autarquia decorrerá a partir de hoje em Guimarães com um concerto que acontecerá no Paço dos Duques de Bragança, às 22 horas. Esta apresentação será de entrada livre. Mesmo assim, os bilhetes devem ser levantados na bilheteira do Palácio Vila Flor, ou então, depois dessa hora, no Paço dos Duques de Bragança.

O concerto inaugural do Guimarães Allegro contará com a direcção de Daniel Stabrawa, concertino da Filarmónica de Berlim, e com a participação especial na viola d’arco de Máté Szucs. A Orquestra da Guimarães interpretará peças de Mozart, Schubert e Beethoven.

O festival Guimarães Allegro continuará até sábado, 23 de Julho. Na sexta-feira e sábado estão previstas apresentações em acções de rua, com a participação de várias associações do concelho. Esta é, de resto, uma das virtualidades do Guimarães Allegro – pôr em contacto artistas e formações locais com personalidades de prestígio internacional.

Com a direcção artística de Vítor Matos e Domingos Castro, o festival foi apresentado como uma forma de conseguir a reafirmação de Guimarães como cidade europeia da cultura a partir da música clássica. O objectivo passa igualmente por fortalecer vínculos entre a comunidade e as artes performativas, em interacção com o património edificado da cidade.