PUB
Festivais de Guimarães 2012 prometem animar toda a região
Quarta-feira, Julho 25, 2012

Cinco iniciativas de música pop, rock, electrónica e interactiva ocupam palcos diferentes da Capital Europeia da Cultura até final de 2012

Guimarães 2012 apresenta até final do ano um conjunto de iniciativas musicais para todos os estilos. Quatro programadas pela Capital Europeia da Cultura e uma pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) – Manta Festival.

A agenda de festivais cumpre vários objectivos, como o de ampliar o que existe em termos de oferta cultural na cidade, o de atrair novas marcas, talentos emergentes e talentos consagrados, estimular a participação de todos, através de todos os tipos de música, em espectáculos realizados no espaço público e em sala.

Os festivais agendados no âmbito de Guimarães 2012 visam igualmente habitar a cidade e as freguesias como Barco, onde se realiza o Barco Rock Fest, projectando Guimarães como Capital Europeia da Cultura. Já esta semana, arranca o Manta Festival (na quinta e sexta-feira), iniciativa habitualmente programada pelo CCVF e que este ano integra a programação de Guimarães 2012, alargando-se a mais áreas da cidade, além dos jardins do Palácio Vila Flor.

O calendário para os amantes da música inclui ainda o Barco Rock Fest – 1 a 4 de Agosto – que se assumiu já em 2011 como “O” festival da região vimaranense e da Capital Europeia da Cultura. A variedade de estilos musicais das iniciativas programadas dá resposta à participação de públicos diferentes e heterogéneos.

Depois do Verão, a Operação Big Bang reunirá, no dia 9 de Setembro, no Parque da Cidade de Guimarães, uma orquestra composta por voluntários amantes de música para tocar sob a orientação do maestro inglês Tim Steiner.

A música electrónica também marcará presença no palco de Guimarães 2012, mais concretamente de 4 a 6 de Outubro, com a passagem do Semibreve, festival internacional de arte digital e música electrónica. Este ano, o evento desdobra-se entre as cidades de Guimarães e Braga, duas capitais europeias (Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e Braga 2012 Capital Europeia da Juventude).

De 30 de Novembro a 2 de Dezembro, Guimarães 2012 apresenta a primeira edição do festival Optimus Primavera Club em Portugal – e em particular em Guimarães – uma semana antes de invadir as ruas de Madrid e Barcelona.

Conheça os detalhes de cada uma das iniciativas.

Artigos Relacionados