Festejos de Carnaval a partir de Domingo
Sexta-feira, Fevereiro 12, 2010

A Associação Recreativa, Cultural e do Carnaval Taipense (ARCAT), recentemente criada, prepara com todo o cuidado, os festejos do Carnaval deste ano.

Segundo os seus responsáveis, a ARCAT “compromete-se a fazer os possíveis para que as festas carnavalescas das Taipas, assumam um carácter de afirmação da nossa terra e das nossas gentes e que se tornem num motivo de orgulho e diversão dos taipenses e de todos aqueles que queiram visitar e participar nos festejos”.

Com base nos programas de Carnavais anteriores, a nova associação taipense já tem definido o programa para as festividades carnavalescas de 2010 e referem que, nas suas acções, pretendem surpreender pela qualidade e inovação.

Assim, pretendem proporcionar a todos, nos próximos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro, momentos de muita alegria e diversão.
O primeiro dia de festejos (Domingo, 14 de Fevereiro) será essencialmente dedicado aos mais novos. O Desfile de Crianças vai começar a percorrer as principais artérias da vila logo pelas 15 horas. A saída está marcada para o recinto da feira e a organização garante que todos os participantes terão direito a uma pequena lembrança. Para as dez fantasias mais originais – factor a privilegiar no concurso – haverão outros tantos prémios surpresa. Mais tarde, por volta das 16 horas, dar-se-á inicio, no Coreto do Jardim Público, a uma tarde de grande animação com a actuação de diversos grupos de música popular e do rancho folclórico de S. Clemente de Sande.

No dia seguinte, Segunda-feira, por volta das 21.30 horas, sobe ao palco do Coreto o grupo musical “Trevo da Sorte”. A noite termina perto da meia-noite com uma sessão de “fogo de jardim”.

No dia de Entrudo, as actividades começam logo pela manhã. Às 9 horas será exposto o “Arturinho” nas imediações do Coreto, em pleno centro da vila. Para a tarde está prevista a realização de um grande desfile de carros alegóricos que, à data do fecho desta edição, contava já com a presença garantida de oito viaturas. Contudo, a organização ainda aguardava a confirmação de mais algumas confirmações de participação. O início deste desfile está previsto para as 14.30 horas, com saída do recinto da feira e o percurso a realizar-se pelas principais artérias da vila.

Depois do encerramento do cortejo a tarde promete muita animação. Jaques, Johnny Abreu, Carlos Ribeiro e Raquel são alguns dos artistas que animarão os presentes no jardim público.

Pelas 21 horas, antes do “levantamento” do “Arturinho” haverá lugar à sátira e à critica social, com algum escárnio e maldizer pelo meio, na Leitura do Testamento. Segue-se o desfile do “Arturinho” até ao Rio Ave onde será depositado.

A terminar as festividades deste ano realizar-se-á uma sessão de Fogo de Artifício.

As expectativas dos dirigentes da nova colectividade são elevadas e esperam que tudo possa correr pelo melhor. O orçamento desta iniciativa, como nos referiram, andará à volta dos 4 mil euros. Montante que, em grande parte, terão de conseguir angariar com as rifas – que já andam a vender – e com o Bar de Apoio que terão a funcionar durante os três dias de festa. Em tudo o que envolve este evento, a ARCAT conta com o apoio da Junta de Freguesia de Caldelas, Bombeiros Voluntários das Taipas, GNR e Grupo Motard “Os Taipenses”. Os seus dirigentes não se cansam em relembrar que a nova associação nasceu para inovar e surpreender.

Texto: Manuel António Silva