PUB
Festas em Honra de S. Tomé e Sto. Ovídeo este fim-de-semana
Sexta-feira, Agosto 17, 2007

À semelhança do que tem vindo a acontecer de há já longos anos a esta parte, o lugar da Igreja Velha, nas Taipas, voltará a receber as Festas em Honra do padroeiro da freguesia, S. Tomé e de Sto. Ovídio.
(2 comentários)

As festividades deste ano irão decorrer entre os dias 17 e 19 de Agosto, junto à capela de S. Tomé de Caldelas.

Hoje, sexta-feira, pelas 21 horas realiza-se a Celebração Eucarística que assinala o início das festividades. Uma hora mais tarde é dado lugar à animação, com a actuação do Grupo Musical “Santa Cruz”, da Póvoa de Varzim. A primeira noite da festa termina com uma sessão de fogo de artifício.

O Sábado, depois de nova Celebração Eucarística na Capela de S. Tomé (21 horas), sobe ao palco o Grupo de Baile “M3”. Uma formação composta por 9 elementos e caracterizada pela grande animação que proporcionam e sobretudo pela ênfase que atribuem à música popular portuguesa tocada com concertina. O dia, à semelhança da sexta-feira, termina com uma sessão de fogo de artifício.

No dia seguinte, Domingo, a animação tem início pelas 15.30 horas com a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Creixomil. Mais tarde, pelas 22 horas, é a vez do Grupo Musical “Xtractus Céu Azul” tomar conta do palco. Trata-de de uma Banda Pop de Oliveira de Azeméis com forte influencia de bandas pop-rock português e brasileiro como os Xutos e Pontapés, banda Eva e Banda Calypso, entre outras.

Ainda no Domingo e na vertente religiosa, destaque para a Majestosa Procissão em Honra de São Tomé e Santo Ovídio, acompanhada pela Fanfarra do Agrupamento das Taipas do Corpo Nacional de Escutas.

Para o último dia da festa está ainda reservada uma Sessão de Fogo Preso a ter inicio pelas 24 horas.

Artigos Relacionados