PUB
Fernando Matos agraciado com Medalha de Mérito Artístico pela CM de Guimarães
Sexta-feira, Junho 17, 2011

O ex-maestro e actual Presidente da Direcção da Banda Musical de Caldas das Taipas será um dos agraciados pela edilidade vimaranense nas próximas Comemorações do 24 de Junho.

A Câmara Municipal de Guimarães vai condecorar no próximo dia 24 de Junho, Dia Um de Portugal, o ex-maestro da Banda Musical de Caldas das Taipas, Fernando Lopes de Matos, com a Medalha de Mérito Artístico, em ouro.

Fernando Matos, nasceu nas Taipas em 1942 e, dez anos depois, iniciava os seus estudos musicais na companhia de seu pai e irmãos mais velhos. Em 1953 ingressou na Banda Musical das Taipas onde foi executante de flauta transversal, requinta e clarinete. No final da década de sessenta, terminava o curso de clarinete no Conservatório de Música de Braga. Mais tarde, em 1977, inicia funções como professor de Educação Musical em diversas escolas da região vindo a fixar-se na Escola E.B. 2,3 das Taipas até se ter aposentado. Nesse período dedicou grande parte do seu tempo à Banda Musical das Taipas, onde foi maestro durante uma década (1987 a 1997) e deu particular atenção à escola de Música, dedicando todos os seus tempos livres à formação dos alunos aos quais ministrava formação musical e Classe de Instrumento.

O título honorífico a atribuir a Fernando Matos na Sessão Solene das Comemorações da Batalha de S. Mamede – Dia Um de Portugal, a realizar no próximo dia 24 de Junho, pelas 17.30 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, surge como forma de reconhecimento, por parte de Guimarães, da relevante contribuição para a consolidação do papel fundamental das bandas musicais na democratização do acesso dos cidadãos à música, o empenho e a paixão que pessoalmente colocou na sua fruição, divulgação e conhecimento e o seu precioso contributo para a descoberta dos jovens talentos musicais que ensinou, orientou e encorajou ao longo da sua vida.

No mesmo dia, a Câmara Municipal de Guimarães, vai condecorar com a Medalha da Cidade, em ouro, a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima e Robert Scott, Presidente Comité Europeu de Selecção e Monitorização das capitais europeias da cultura, ambos pelo papel de grande relevância desempenhado na atribuição a Guimarães do titulo de Capital Europeia da Cultura em 2012.

Maria José Laranjeiro, até há bem pouco tempo, professora na Escola Professor João de Meira, será condecorada, a titulo póstumo, com a Medalha de Mérito Cultural, em ouro, essencialmente pela sua devoção às artes, ao ensino e ao movimento cultural associativo.

A Rui Reis, co-fundador em 1998 do Grupo de Investigação 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, sediado desde 2008 no Avepark, vai ser atribuída a Medalha de Mérito Cientifico, em ouro. O Grupo 3B’s, que esteve na génese do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, único instituto deste tipo a ter sede em Portugal, com filiais em 22 locais de 13 Países da Europa, é hoje um dos mais importantes grupos da Europa no campo da engenharia de tecidos, medicina regenerativa, biomateriais e investigação aplicada sobre células estaminais onde actualmente trabalham, sob coordenação de Rui Reis, cerca de 125 investigadores das mais diversas formações de base, dos quais 40 doutorados, de cerca de 20 nacionalidades.