PUB
“Felizmente Há Luar!” apresentado esta quinta-feira nos Banhos Velhos
Quinta-feira, Junho 30, 2016

Projeto “Ao Sabor dos Livros” da Escola Secundária de Caldas das Taipas regressa aos Banhos Velhos, com a encenação adaptada do livro de Luís de Stau Monteiro. A entrada é livre e o espetáculo está marcado para as 22h.

Baseada na tentativa frustrada de revolta liberal em 1817, supostamente encabeçada por Gomes Freire de Andrade, Felizmente Há Luar! recria em dois atos a sequência de acontecimentos históricos que em outubro desse ano levou à prisão e ao enforcamento de Gomes Freire pelo regime de Beresford, com o apoio da Igreja.

Chamando a atenção para a injustiça da repressão e das perseguições políticas, a peça – designada por “apoteose trágica” pelo autor – esteve proibida até 1974 e foi pela primeira vez levada à cena apenas em 1978, no Teatro Nacional, numa encenação do próprio Sttau Monteiro.

O projeto “Ao sabor dos Livros” é um projeto da Escola Secundária de Caldas das Taipas que, há já vários anos, se dedica a atividades de âmbito cultural, com o objetivo de criar contextos diversificados de leitura e promover o conhecimento e o gosto pela literatura de língua portuguesa. Assim, todos os anos são preparadas atividades ligadas à poesia e ao teatro, que são desenvolvidas ao longo do ano letivo e apresentadas à comunidade.

Nota: O início do espetáculo está previsto para as 22 horas, mas poderá sofrer alterações em função do jogo entre Portugal e a Polónia.