PUB
Feira de Ofertas Educativas e Formativas – “Orienta-te”
Sexta-feira, Abril 4, 2008

A Rede Social de Guimarães e diversos parceiros promovem a primeira mostra de educação e formação no concelho de Guimarães.

O Pavilhão Multiusos, em Guimarães, vai receber entre os dias 10 e 13 de Abril a primeira Feira de Ofertas Educativas e Formativas – “Orienta-te”, realizada no concelho.

A iniciativa é promovida pela Rede Social de Guimarães em parceria com diversos Agrupamentos de Escolas do concelho entre os quais, o Agrupamento de Escolas das Taipas, com a Câmara de Guimarães e com o Projecto “Despertar” da Sol do Ave.

O evento surge como resultado dos trabalhos realizados no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social para 2007 e 2008, que define como uma das linhas orientadoras melhorar os níveis de educação e qualificação e promover a aprendizagem ao longo da vida. Os seus promotores entendem que, “no caso particular do concelho de Guimarães, torna-se um imperativo para a inclusão social diminuir as taxas de abandono e de insucesso escolar, bem como facilitar a qualificação, a reconversão e a contínua actualização de competências da população activa, de modo a reverter a tendência do perfil tradicional dos trabalhadores deste concelho, de mão-de-obra intensiva, para trabalhadores do conhecimento e adaptados às necessidades actuais”.

São objectivos dos certame, actuar sobre os baixos níveis de educação e formação e aumentar o nível de informação sobre as várias opções de estudo e de trabalho de modo a facilitar-se o processo de orientação escolar e vocacional.

Deseja-se que, “a realização desta feira seja um local de encontro esclarecedor, motivador e divertido para todos que a ela acorram – jovens ou adultos –, de modo a contribuir para a definição das suas escolhas vocacionais ou profissionais e para a melhoria dos níveis de educação e formação”.

Estarão representadas 61 instituições num total de 85 stands e existirão três espaços de destaque:

– “Orientação Escolar e Vocacional” dinamizado pelos Serviços de Psicologia dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Secundárias do concelho que se propõe divulgar o conteúdo destes serviços.

– O “Espaço Aberto” para promoção de actividades variadas, como conferências, dinamização de actividades de orientação escolar e vocacional; promoção de licenciaturas e outras ofertas.

– o “Espaço de Animação”, com actividades variadas: teatro, musica, desfiles.., totalmente assegurado pelas Escolas presentes.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados