PUB
Feira Afonsina passa para junho
Sexta-feira, Março 6, 2015

A 5.ª edição da Feira Afonsina fica marcada pela alteração da data de realização deste evento. Assim, a Feira Afonsina é antecipada da terceira semana de setembro para o final de junho, entre os dias 26 e 28.

Duas foram as razões que motivaram esta alteração: a instabilidade climatérica verificada nos últimos anos, que ditou o adiamento da edição de 2014 com todos os inconvenientes associados a uma decisão tomada a dois dias do início previsto e, principalmente, como a Câmara e a “A Oficina” avançam, “o desejo de fazer coincidir a realização da Feira com o período em que tradicionalmente se celebra em Guimarães a Batalha de São Mamede e o Primeiro Rei de Portugal”.

A Feira Afonsina 2015 será dominada pelos momentos de recriação histórica da “Carta de confirmação do Foral de Guimarães”, outorgada pelo Infante D. Afonso Henriques a 27 de abril de 1128, que arautos anunciarão pelo burgo no decurso de toda a Feira.

Face a um previsível aumento de visitantes, em virtude da alteração da data da sua realização, a área de intervenção será alargada a todo o casco histórico classificado com a inclusão, pela primeira vez, dos largos da Misericórdia e Condessa do Juncal e da Rua Dr. Avelino Germano, procurando-se assim, como refere a organização “diversificar ainda mais a Feira em termos de conteúdos e oferta, ao mesmo tempo que se alarga o seu perímetro físico, na expectativa de assegurar mais conforto aos seus visitantes”.
Para a edição de 2015 está ainda prevista a criação de uma terceira classe de preços, mais favorável, de que podem usufruir as associações juvenis sedeadas em Guimarães, de forma a reforçar a participação de jovens na Feira.