Feira Afonsina nas ruas de Guimarães
Quinta-feira, Setembro 13, 2012

Depois do sucesso alcançado com a realização da primeira edição da iniciativa, a Feira Afonsina volta às ruas da cidade de Guimarães.

A Feira Afonsina arranca já amanhã, dia 14 de Setembro, e estende-se até domingo, dia 16, no centro histórico de Guimarães.

A iniciativa convida vimaranenses e visitantes a viajar até à época do Condado Portucalense e a reviver momentos únicos da fundação da nacionalidade.

Esta parceria entre a autarquia vimaranense e a Capital Europeia da Cultura veste a cidade-berço a rigor, evocando a História, a gastronomia e a cultura local, com mostras, actuações de rua e recriações históricas do ambiente vivido em Guimarães na Idade Média.

No ano de consolidação e expansão da Feira Afonsina, a acção é enquadrada entre os anos de 1125 – momento em que D. Afonso Henriques se arma cavaleiro a si próprio, em Zamora – e 1128, ano da Batalha de S. Mamede, que marca o início do governo do Condado Portucalense por D. Afonso Henriques.

Nos três dias da Feira Afonsina, o centro histórico de Guimarães acolhe recriações do quotidiano afonsino. O “Baile Afonsino” destaca a atmosfera das festas e dos espectáculos medievais. A população vimaranense protagoniza um baile medieval, com danças nobres e mouriscas, com coreografias e trajes a rigor, a proporcionar um ambiente ímpar ao visitante.

PUB

Artigos Relacionados