Feira Afonsina até ao próximo domingo
Sexta-feira, Junho 26, 2015

José Bastos considera que a 5.ª edição da Feira Afonsina será uma “jornada de afirmação de Guimarães enquanto cidade de grande dinâmica, que suporta a sua estratégia no património, na cultura e no turismo”.

O seu alargamento, quer no espaço (novas áreas), quer no tempo (teve início logo na manhã de sexta-feira), são algumas das novidades deste ano. O que não muda, como afirmou o vereador responsável pela cultura, é a “aposta rigorosa na recriação histórica”.

Este ano, a temática é a Carta de Confirmação do Foral de Guimarães, outorgada pelo Infante D. Afonso Henriques em 27 de abril de 1128. A feira vai crescer. São três os novos (e largos) espaços: Largo Condessa do Juncal, Largo da Misericórdia e Largo João Franco. São quatro as novas áreas temáticas: Acampamento Rural, Praça de Mercar, Tiberna e Largo dos Duques. São novos os visuais: estruturas cenográficas em madeira para estalagens e tabernas. É novo o espaço de fraldário (Largo João Franco).

EDP Meia Maratona de Guimarães – Corrida dos Conquistadores
Apesar da Feira Afonsina implicar algum desgaste é importante não deitar por terra os treinos das últimas semanas. No domingo, dia 28 de junho, pelas 10h, os atletas podem optar pela Meia Maratona (21k), Mini Maratona (10k) ou pela Caminhada (5k). Trata-se da terceira edição da EDP Meia Maratona de Guimarães, uma organização da GlobalSport, através da Running Wonders com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Tempo Livre.

THEATRO CIRCO, BRAGA
Neste fim-de-semana pode ainda dar um salto à cidade de Braga. No Theatro Circo são três apostas para públicos eventualmente diferentes. Dança, blues e música de orquestra.

ROBOT, integrado no ciclo “A dança dança-se com os pés”, é o espetáculo que promete surpreender os espectadores na noite de sexta-feira, dia 26, pelas 21h30, na sala principal do Theatro Circo. Com direção artística e coreografia de Blanca Li, música de Tao Gutiérrez, cenografia de Pierre Attrait com Yacnoy Abreu Alfonso, Emilie Camacho, Geraldine Fournier, Yann Herve, Aliashka Hilsum, Samir M’Kirech, Margalida Riera Roig e Gael Rougegrez.

‘Budda Power Blues’ é no dia seguinte
A celebrar 10 anos de existência, os Budda Power Blues acabam de sair do estúdio e vêm diretamente ao Theatro Circo para dar a conhecer o seu quinto novo álbum. O concerto está marcado para as 21h30.

Companhia da Música no domingo, pelas 18h
A Companhia da Música – Fundação Bomfim apresenta a Orquestra Bomfim em concerto inaugural, concebido para dignificar e acolher na sociedade bracarense a comunidade imigrante, aqui residente. Neste concerto serão apresentadas obras de compositores russos e brasileiros. Toby Hoffman é o Maestro convidado. Violino: Eliot Lawson.