PUB
Faleceu Alcide Felgueiras
Sexta-feira, Dezembro 9, 2011

Faleceu, aos 95 anos, Maria Alcide Vasconcelos Felgueiras. O funeral realiza-se amanhã, 10 de Dezembro, pelas 15 horas.

Maria Alcide Vasconcelos Felgueiras, carinhosamente tratada e conhecida pela esmagadora maioria dos taipenses por “D. Cidinha da Seara” faleceu aos 95 anos de idade.

O seu corpo encontra-se em câmara ardente na Capela da Seara até às 9 horas de Sábado, 10 de Dezembro, altura em que seguirá para a Igreja Matriz das Taipas onde, pelas 15 horas, se realizarão as cerimónias fúnebres de corpo presente. Os seus restos mortais ficarão depositados em Jazigo de Família no Cemitério das Taipas.

Alcide Felgueiras nasceu em S. João das Caldas, Vizela, a 24 de Junho de 1916 altura em que seu pai, José Joaquim Felgueiras, por motivos profissionais – era Notário em Barrosas – residia em Vizela. Com apenas 2 anos A D. Cidinha veio para a Casa da Seara, nas Taipas, de onde voltou a sair aquando a morte de seu pai, em 1928. Voltou definitivamente para a Casa da Seara em finais de Agosto de 1941.

Desde então, desempenhou um importante papel, por todos reconhecido, junto dos párocos da freguesia, nomeadamente no que respeita à catequese e no acompanhamento aos doentes e idosos a quem levou, durante largos anos, a comunhão.

O Reflexo, num trabalho de 3 páginas realizado por Alfredo Oliveira, Pedro Martinho e Quim Vilas, publicado na edição nº 8 (Março/Abril de 1995), teve o gosto e privilégio de a poder ter entrevistado.