PUB
Exposição “Guimarães: a tradição das cutelarias” até outubro nas Taipas
Segunda-feira, Julho 7, 2014

Depois de Guimarães, segue-se a vila das Taipas para acolher as mais de 600 peças que constituem a exposição “Guimarães: a tradição das cutelarias”.

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG), a par de uma comissão organizadora constituída por Carlos Marques, Isabel Fernandes, Lopes Cordeiro e Manuel Martins, trazem a exposição “Guimarães: a tradição das cutelarias” para a vila das Taipas.

Recorde-se que esta mostra, que versa sobre a evolução histórica da indústria de cutelarias vimaranense, desde a sua origem até aos nossos dias e se assume como uma iniciativa pioneira que servirá como memória futura de uma indústria tão querida para as gentes de Guimarães e, em particular, de Caldas das Taipas, esteve patente ao público na sede da ACIG, em Guimarães, entre 1 de fevereiro e 24 de junho de 2013.

Todo o material expositivo está já a ser montado no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários das Taipas, local onde a 12 de julho, após a realização da cerimónia de reapresentação da exposição (16 horas), poderá ser visitado, gratuitamente, por todos os interessados.
Parte da recolha de património imaterial que está presente nesta iniciativa foi realizada por alunos da Escola EB 2,3 das Taipas.

A exposição estará patente ao público, diariamente, até 5 de outubro.

Artigos Relacionados

Exposição “Exército: Uma oportunidade”
Quarta-feira, Maio 9, 2007

Numa acção desenvolvida com o objectivo de divulgar o regime de voluntariado no ingresso na Academia Militar, esta exposição terá expostos materiais e veículos reais utilizados em exercícios militares.

O GuimarãeShopping é palco, a partir de hoje até 14 de Maio, de uma exposição temática denominada “Exército: Uma Oportunidade” organizada conjuntamente pela Direcção de Obtenção de Recursos Humanos do Exército e o Centro de Recrutamento de Braga.

Estarão expostos materiais e veículos reais utilizados em exercícios militares. No local estarão também presentes alguns stands de divulgação para cada tropa especial. Lugar ainda à colocação de uma parede de escalada com rapel e de um balão de ar quente, no exterior das instalações.

Esta acção tem como objectivo complementar, a divulgação do regime de voluntariado e ingresso na Academia Militar e contará com a presença diária de elementos das diferentes tropas do exército para prestarem esclarecimentos aos visitantes.

A Exposição estará aberta todos os dias no horário de funcionamento da superfície comercial (das 10h às 22h de Domingo a Quinta e das 10h às 23h Sextas e Sábados).

Para os fãs de automobilismo
Os amantes dos automóveis poderão ainda apreciar, no mesmo local (Piso 0), a partir do dia 11 de Maio, fotografias, artigos e réplicas de automóveis numa exposição denominada “Grande Prémio Histórico do Porto”.

Estarão expostas 290 fotografias, divididas por 32 painéis de automóveis históricos, bem como, réplicas de automóveis de competição antigos e da actualidade.

Esta mostra estará patente até 30 de Maio.

Artigos Relacionados