PUB
Ex-músico da Banda Musical das Taipas vence prémio em concurso internacional
Quarta-feira, Julho 15, 2015

Foi um dos três finalistas do Concurso Internacional Frank Smith, João Martinho acabou a competição como vencedor. O músico iniciou o seu percurso na Banda Musical das Caldas das Taipas.

O trombonista João Martinho, que iniciou, em 1998, o seu percurso na Banda Musical das Caldas das Taipas, venceu o primeiro prémio do concurso internacional Frank Smith, que se realizou em Valencia, Espanha, entre os dias 8 e 11 de Julho.

O músico de 23 anos venceu este prémio atribuído pela International Trombone Association depois de ter sido um dos três finalistas na categoria de trombonistas com menos de 25 anos de idade.

João Martinho iniciou o seu percurso na Banda Musical das Caldas das Taipas onde ingressou com sete anos de idade. Seguiu-se o conservatório de música Calouste Gulbenkian, em Braga, e a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.

Desde 2012 que vive em Berlim, na Alemanha, após lhe ter sido atribuída uma bolsa, pela Fundação Calouste Gulbenkian. Frequenta o Mestrado na Universität der Künste Berlin, orientado por Stefan Schulz.

Em declarações à Lusa, João Martinho manifestou a sua satisfação, tendo esta vitória sido a recompensa de muitos anos de dedicação e trabalho. O músico considera a possibilidade de ficar em Berlim, depois de terminado o mestrado.