Eventos Guimarães – CED para Outubro
Segunda-feira, Setembro 30, 2013

Consulte as iniciativas a realizar durante o mês de Outubro no âmbito da Guimarães – Cidade Europeia do Desporto.

1 de Outubro – Escola de Corfebol (arranque) – às terças (20h) e quintas-feiras (19h) no Multiusos de Guimarães

Com o apoio da Cidade Europeia do Desporto, arranca no início de Outubro a Escola de Corfebol, desporto coletivo misto cujo objetivo passa por colocar a bola de cima para baixo no cesto do adversário colocado a 3,5 metros de altura. Os treinos decorrem às terças-feiras às 20h e às quintas-feiras às 19h, no Multiusos de Guimarães e destinam-se a crianças e jovens entre os seis e os 16 anos.

As inscrições já estão abertas. Preço: 10 euros – 2 treinos / 7,5 euros – 1 treino

 

1 de Outubro  – Escola de Badminton e Speedminton (arranque) – Terças (19h) e quintas-feiras (20h) no Multiusos de Guimarães

Com o apoio de Guimarães 2013, arrancam no Multiusos de Guimarães os treinos de Badminton e Speedminton, para crianças e jovens entre os seis e os 16 anos. Os treinos decorrem à terça-feira, às 19h00, e à quinta-feira, às 20h00, no Multiusos de Guimarães.

As inscrições já estão abertas. Preço: 10 euros – 2 treinos / 7,5 euros – 1 treino

 

5 de Outubro – Yoga para Todos, às 17h no Largo da Oliveira

O Largo da Oliveira é o local escolhido para a realização de uma aula de yoga dedicada a todos os públicos. Num espaço único, a sessão decorre entre as 17h e as 19h, com vista para o pôr-do-sol. Este evento está sujeito a mudança de local caso as condições climatéricas não sejam favoráveis à prática de actividades ao ar livre. A entrada livre é livre.

 

4, 5 e 6 de Outubro – DEPORTEC – Tecnologia no Desporto, às 22h (4 de outubro), na Plataforma das Artes

Promovido e organizado por um grupo de alunos da Universidade do Minho, o DEPORTEC – Tecnologia no Desporto é um evento que resulta do projecto de divulgação de tecnologia aplicada ao desporto. O primeiro dia do evento é dedicado às artes de palco, com a apresentação de um espectáculo de dança pelo Estúdio Estela Novais intitulado “I am the future”, a realizar no Largo da Oliveira, às 22h. Nos dias 5 (das 14h às 20h) e 6 (das 10h às 18h) de Outubro, a acção passa para a Plataforma das Artes e Criatividade e por lá decorrerão palestras e fóruns, apresentações e demonstrações tecnológicas e outras atividades, como treino via skype, esgrima, rally e fisiokinect by XBos. A entrada é livre.

 

5 e 6 de Outubro – Hóquei Patins Fest, a partir das 9.30h no Pavilhão CART

O Hóquei Patins Fest é um evento de celebração e divulgação do hóquei em patins, modalidade que em Guimarães, através do CART, tem alcançado muita força. Está prevista a realização de um torneio internacional – no qual participam a equipa do CART, Igualada, Benfica e HC Braga –, torneios infantis, escolares e um jogo de lendas das seleções de Portugal e Espanha. Haverá ainda jogos regionais para iniciados e juniores, uma tertúlia intitulada “A realidade do hóquei em patins em Portugal”, os jogos das finais do torneio internacional e a cerimónia de encerramento com entrega de prémios. Esta iniciativa é de entrada livre.

 

11 de Outubro – A Alma dos Lugares – Exposição do périplo em mota pelas Cidades Europeias do Desporto 2013, às 21 h no Espaço Guimarães

Abel Cardoso, arquiteto, e Vitor Vilaça, professor, juntaram-se numa aventura que os levou num périplo pelas Cidades Europeias do Desporto 2013. Esta viagem integra-se no projeto dos dois motards intitulado “A Alma dos Lugares”. Neste âmbito, os aventureiros vão partilhar com o público a sua história e deixar em exposição objectos, imagens e testemunhos que ficam para a história da CED 2013. A exposição inaugura a 11 de Outubro, dia em que se reliza uma tertúlia, e prolonga-se até dia 31 desse mês.

 

16 de Outubro – Desporto e Ciência – Science Café, às 21h30 no Espaço Guimarães

O orador da próxima sessão do Science Café é Daniel Casas Valle um arquiteto holandês que tem dedicado toda a sua investigação à relação dos edifícios desportivos e infra-estruturas desportivas e de lazer com as cidades. Radicado em Portugal há mais de dez anos, participou no projeto europeu Sport in the City, no âmbito do qual analisou a integração de edifícios desportivos e a narrativa de cidades amigas do desporto e do lazer. Conhecedor da realidade de Guimarães, o convidado pretende explorar e analisar o exemplo da cidade de média dimensão, que nos últimos 20 anos fomentou um dos mais significativos diálogos entre a cidade e o desporto.

 

19 e 20 de Outubro – Meeting “Taça Ibérica de Ultimate Frisbee”, às 10h na Pista de Atletismo Gémeos Castro

Pela primeira vez irá realizar-se em Guimarães a Taça Ibérica de Ultimate Frisbee. Este desporto joga-se com um disco de plástico, envolvendo equipas mistas de sete jogadores (quatro masculinos e três femininos), onde o fair-play, a corrida, a precisão dos lançamentos e o espírito de equipa estão sempre presentes. Prevê-se a participação de uma dezena de equipas e cerca de 70 atletas. Antes dos jogos a realizar em cada dia do torneio, serão promovidos workshops de introdução à modalidade de entrada livre.

 

19 e 20 de Outubro – Clássicos do Desporto Automóvel, 10h às 23h (dia 19) / 10h às 19h (dia 20) no Multiusos de Guimarães

“Clássicos Desportivos” é o tema da edição de 2013 da Expo Clássicos – 6º Salão de Automóveis e Motos Antigos. A organização, a cargo da Tempo Livre e do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), apresenta uma exposição de automóveis clássicos desportivos, reunindo viaturas únicas de alguns dos maiores coleccionadores nacionais, muitos deles antigos pilotos de competição nos anos 60, 70 e 80. Serão ainda apresentadas exposições temáticas com os míticos Ferrari, Porsche 911 e MGB, numa altura em que se assinala o 50º aniversário destes modelos.

Preço: Geral – 2,50 euros (pulseira 1 dia) / Parque Clássicos – 2,50 euros (pulseira 1 dia para condutor) / Gratuito – Seniores (maiores de 65) e crianças (até aos 12 anos)

 

22 de Outubro – Ciclo de Cinema do Desporto, 21h45 na Plataforma das Artes e da Criatividade

“Le Mans”, realizado por Lee H. Katzin em 1971, é o filme em destaque na edição de Outubro do Ciclo do Cinema do Desporto. Steve McQueen desempenha o papel de protagonista, Michael Delaney, um piloto americano que retorna ao circuito de Le Mans, em França, determinado a vencer a prova na qual um ano antes quase morrera. Neste filme, McQueen conduz um Porsche 917 e um Ferrari 512s, partilhando o volante com o mítico Jackie Stewart, campeão mundial de F1 em 1969.

 

Testemunho CED2013 Silvares (6 de Outubro), Brito (13 de Outubro), União das Freguesias de Oleiros, Leitões e Figueiredo (20 de Outubro); União das Freguesias de Airão S. João, Airão Santa Maria e Vermil (27 de Outubro) às 11h

O Testemunho CED 2013 prossegue o seu percurso concelhio. A cada semana aumenta o número de participantes empenhados em realizar atividade física e envolver-se com o projeto da Cidade Europeia do Desporto. O Testemunho CED 2013 integra uma caminhada e uma aula de ginástica para todos na freguesia de chegada. O programa está sujeito a eventuais alterações.

 

Até 22 de Dezembro – Exposição História do Desporto em Guimarães, das 15h às 19h (de segunda a sexta-feira) e das 10h às 19h (sábados, domingos e feriados) na Casa da Memória

A exposição “História do Desporto em Guimarães” dá a conhecer – através do recurso à imagem e a objectos relacionados com o desporto e os atletas – momentos, personalidades, clubes e efemérides do desporto em Guimarães, desde os primórdios à atualidade. Entrada livre.

PUB

Artigos Relacionados