Eventos CEC para esta semana
Segunda-feira, Novembro 12, 2012

Consulte as iniciativas a realizar durante a semana de 12 a 18 de Novembro no âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

 

Cinema: Ciclo Cinema de Animação Jovem da Suíça 2009/2011

14 de Novembro (Quarta-feira) às 21h30 no CAE São Mamede

Otto Alder, historiador, programador e professor, leva a Guimarães uma seleção que engloba filmes de jovens que orienta no programa “Young Swiss Animation 2009 Bis 2011”.

 

Música: Elefantes em Guimarães

14 de Novembro (Quarta-feira) – 11h00 – Escola EB 2,3 Abação

O projecto pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

 

Cinema: Centro Histórico 15 de Novembro (Quinta-feira) – 21h30 – CAE São Mamede

“Centro Histórico”, encomenda de Guimarães 2012, integra curtas de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismäki, Erice e Pedro Costa. A obra partilha num único filme quatro perspetivas particulares acerca da memória de Guimarães e do Vale do Ave. Trata-se, por isso, de um projeto carregado de simbolismo, através do qual o cruzamento de diversos olhares, de diferentes origens culturais, remeterá para uma mesma interrogação: “Como vivemos a memória da nossa própria história?”.

 

Aula Prática: Movimento com Motores

15 de Novembro (Quinta-feira) – 20h00 – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Quando para um projecto é necessário produzir movimento, seja ele linear ou rotativo, a solução passa, muitas vezes, por recorrer à utilização de motores elétricos (servos, motores de corrente contínua, motores passo-a-passo).

 

Teatro: Estado de Excepção

15 a 17 de Novembro (Quinta-feira a Sábado) pelas 22h00 na Fábrica ASA

Estado de Excepção, sob a direção artística de Rui Horta, sobe ao palco da Caixa Negra da Fábrica ASA, nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Esta performance está integrada no ciclo Guimarães, Cidade da Dança. A peça aborda o fracasso olhado como sucesso – a poética do fracasso que sublima a crise e se entrega à rebelião e à luta.

 

Teatro: Everyone Expects to Grow Old But No One Expects to Get Fired

15 e 16 de Novembro (Quinta-feira e Sexta-feira) – 21h00 – Ponto de partida Centro Cultural Vila Flor

Desenvolvido a partir de testemunhos de cinco desempregados da indústria têxtil vimaranense, cinco actores e operários da Fábrica Lameirinho, esta peça de Sanja Mitrovic reflete sobre a economia e a psicologia do desemprego, a diferenciação do trabalho e a dramatização da experiência vivida.

 

Exposição: Crossing the Line

16 de Novembro (Sexta-feira) – 21h30 – Espaço Pavico – Gráfica Minhota

O Espaço Pavico recebe, de 16 de Novembro a 15 de Dezembro, a exposição da designer de moda vimaranense, Alexandra Oliveira, que, em colaboração com a artista plástica Sofia Castro, fará uma instalação de moda e arte.

 

Cinema: Guimarães – 50 anos de Pop/Rock

16 de Novembro (Sexta-feira) – 21h30 – CAE São Mamede

O Pop – rock eclode e transfigura a música popular em Guimarães, veste-se de diferentes peles e atravessa várias épocas, elevando os seus protagonistas a momentos, que se perpetuam no sabor de uma geração feliz, que respiram a música como uma expressão de arte e de fé.

 

Workshop: Visão por Computador

17 e 18 de Novembro (Sábado e domingo) das 10h00 às 13h00 e das14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Este workshop é uma introdução à teoria e à prática da visão por computador, como ferramenta e como framework conceptual. Utilizando câmaras web e outros dispositivos mais complexos, como o Microsoft Kinect, esta atividade pretende analisar diferentes técnicas de visão por computador, explorando a subtração de fundo e deteção de movimento e de posicionamento.

 

Conferência: Maumaus por Simon Thompson

17 de Novembro (Sábado) às 17h00 na Fábrica ASA

Este ano lectivo, a Maumaus realizará a primeira componente do seu programa de estudos em Guimarães, cidade para onde se desloca e onde novos participantes integrarão o seu regime de seminários. O programa desenrolar-se-á com uma componente privada (seminários) e uma componente pública (conferências abertas).

 

Exposição: Fernando Távora – Modernidade Permanente

17 de Novembro (Sábado) – 17h00 – Escola de Arte e Arquitectura da Universidade do Minho Inaugura, no dia 17 de Novembro, às 17h00, a exposição Fernando Távora Modernidade Permanente. Para ver até 13 de Fevereiro de 2013, na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. No âmbito desta exposição teremos, ainda, um ciclo de conferências coordenado por Álvaro Siza Vieira, que se realiza no dia 22 de Novembro.

 

Ensaio: Academia Krisis – Preparação do espetáculo final

18 de Novembro (Domingo) das 15h00 às 18h30 na Escola Secundária Francisco de Holanda

No 3º Domingo de cada mês centenas de vimaranenses voluntários vindos da cidade e de freguesias da periferia encontram-se com a equipa artística na preparação do espetáculo final. Temas identificados pelas populações são os conteúdos do espetáculo de Comunidade “Então Ficamos” a subir ao palco do Multiusos no dia 22 de Dezembro de 2012.

 

Música: European Wind Quintet

18 de Novembro (Domingo) às 17h00 na Igreja da freguesia de Briteiros Santa Leocádia

O projecto pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

PUB

Artigos Relacionados