PUB
Eventos CEC até ao próximo fim-de-semana
Terça-feira, Março 20, 2012

Destaque maior para a abertura do ciclo “Tempo para Criar”, o segundo da Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.

Março Deambulante – Deambulações pela Cenografia

Dia 22 de Março (quinta-feira), às 21h30 no Convento das Dominicas

Março Deambulante é uma acção que apresenta os resultados da articulação dos projectos Formação-Acção e Arte de Raiz Popular. A iniciativa Deambulações pela Cenografia apresenta os trabalhos desenvolvidos no âmbito das Oficinas de Cenografia, coordenadas por Mariana Bacelar e Joana Domingues.

 

Cinema: Punk is not Daddy

A 22 de Março (quinta-feira), pelas 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura

Punk Is Not Daddy é uma viagem pelos anos oitenta, testemunhada por um cineasta neófito. São cine-diários inéditos de Edgar Pêra: as Ruínas do Chiado, o quotidiano em Lisboa e Madrid, os Estados Gerais do Cinema Português e, sobretudo, intervenções de bandas pop.

 

Projecto: O Design e a Cidade – Inauguração do Instituto do Design

Dia 23 de Março (sexta-feira) às 10h00 no Instituto do Design (antiga fábrica Ramada)

Às 11h00 – Apresentação do projecto FinD Lab

Às 15h00 – Conferência “Design para Descobrir a Cidade”

A partir das 19h30 no Mercado Municipal – Pop Up Party no Mercado Municipal

Guimarães 2012 inaugura uma nova dimensão criativa, dando também a conhecer uma nova infra-estrutura, o Instituto de Design, um dos mais importantes legados da Capital Europeia da Cultura. No mesmo dia será possível conhecer vários projectos de intervenção urbana que abarcam áreas como a fabricação digital, o turismo criativo ou a revitalização de áreas urbanas.

 

Cinema: No Direction Home, Bob Dylan (Parte I)

Dia 23 de Março (sexta-feira), às 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Bob Dylan abriu os seus arquivos para este filme que inclui imagens nunca antes vistas dos concertos ao vivo de Dylan, sessões de gravação em estúdio, outtakes e entrevistas.

 

Música: Festival Internacional de Órgão Ibérico

A 23 de Março (sexta-feira), pelas 21h30 na Igreja Santo António dos Capuchos

O programa do organista francês Eric Dalest apresenta um excurso de diferentes compositores dos séculos XVIII, XIX e XX que garante uma adaptação de estilos à natureza plurifacetada do órgão da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

 

GuimaraMus 2012

De 23 a 25 de Março (de sexta-feira a domingo), a partir das 21h30 no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor

O Congresso Musical de Guimarães é uma iniciativa da Sociedade Musical de Guimarães (SMG), em parceria com a Universidade do Minho (UM) e Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, que visa a investigação em musicologia e em educação, bem como o apoio à formação, de nível superior, de professores de música, investigadores e outros interessados neste domínio específico da cultura musical.

 

Exposição: Empty Cube

Dia 23 de Março (sexta-feira), às 22h00 na Fábrica ASA

O Empty Cube e André Gonçalves propõem uma acção de curta duração que tem como objecto a própria construção arquitectónica do 1º momento do Laboratório de Curadoria, realizada pelo colectivo EXYZT. O projecto constituirá um momento performativo: o espaço existente será, por breves instantes, um outro, como se se tratasse da edição em tempo real do próprio evento.

 

Poesia: Estilhaços

A 23 de Março (sexta-feira), às 23h00 no Laboratório das Artes

Trata-se de uma leitura do poeta Mário Cesariny (1923-2006) pela voz de Adolfo Luxúria Canibal. Um projecto de spoken word que encontra nas programações de António Rafael a inteligência de fazer respirar quem diz e o autor que é dito. Este trabalho parte de Estilhaços (livro e cd homónimos de Adolfo Luxúria Canibal) para homenagear a poesia e os poetas.

 

Concerto: Daniel Higgs

Dia 23 de Março (sexta-feira), às 24h00 no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor

Figura de culto norte-americana elevada já a um estatuto mitológico, Daniel Higgs é um criador místico que cruza a poesia com texturas sonoras de forma elaborada. A sua obra emergiu de forma tardia pela mão da reputada editora Thrill Jockey mas ainda a tempo de influenciar a nova geração.

 

Workshop: Desenho Vectorial

Dia 24 de Março (sábado), das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Este workshop dedica-se à aprendizagem das componentes teórico-práticas do desenho num contexto digital, sobre o qual se trabalham as componentes e a função comunicativa do desenho, os planos de representação e a criação e manipulação de objectos.

 

Debate: Uma Mesa Não Redonda

24 de Março (sábado) às 15h00 na Fábrica ASA

André Guedes convida artistas, comissários e investigadores a partilhar processos e reflexões. Durante o período que precede o evento, o grupo definirá através de correspondência, com base nos estímulos ao convite elaborado pelo artista, e respectivas contribuições, o formato da apresentação pública.

 

Projecto: Re-ocupar

24 de Março (sábado), às 15h00 no Mercado Municipal

Trata-se de um projecto que pretende transformar objectos sem uso ou estragados, atribuindo-lhes novas funções. A 31 de Março será exposto o resultado do trabalho desenvolvido.

 

Projecto: Vem Ocupar o Mercado

24 de Março (sábado), pelas 16h00 no Mercado Municipal

Acção participativa que visa introduzir simbolicamente novas funções e usos em cinco lojas do mercado, desafiando os artistas e a população em geral a expressarem-se, através da pintura, do desenho e da escrita, sobre alguns temas como o mercado, as suas gentes, a sua actividade e o seu futuro.

 

Cinema: No Direction Home, Bob Dylan (Parte II)

Dia 24 de Março (sábado) às 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Bob Dylan abriu os seus arquivos para este filme que inclui imagens nunca antes vistas dos concertos ao vivo de Dylan, sessões de gravação em estúdio, outtakes e entrevistas.

 

Composição sonoro plástica: Pedro Tudela

24 de Março (sábado), às 22h00 na Fábrica ASA

Pedro Tudela apresenta a construção de uma composição sonora plástica em quadrifonia que reflecte e repõe o lugar e as matérias envolvidas na fábrica ASA, oferecendo uma leitura da dimensão processual da sua residência neste espaço, no âmbito do Laboratório de Curadoria.

 

Espectáculo de Abertura: Tempo Para Criar

24 de Março (sábado), a partir das 22h00 em Espaço Público (trajecto do Largo do Toural ao Largo da Condessa Mumadona)

Tempo para Criar, é um espectáculo do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e de La Fura Dels Baus com a participação de Clara Andermatt com Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo e Macadame, entre outros, e que marca o início de um novo tempo na programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

 

Festival: 20|vinte|XX

24 de Março (sábado), às 22h00 no Instituto do Design

A ideia de juntar no mesmo espaço, e no mesmo dia, os agentes de difusão cultural de todo o país surgiu instintivamente da observação do circuito independente e da efervescência que o mesmo vive de há uns anos para cá. Assim, a Lovers & Lollypops e a Revolve, em colaboração com o atelier Bolos Quentes e o dj e entusiasta Pedro Santos, apresenta um evento singular, uma noite que conta com a presença de vinte bandas, de vinte djs e vinte designers.

 

Dança: Piracema

24 de Março (sábado), às 22h00 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

A coreógrafa Lia Rodrigues leva a Guimarães um espectáculo que explora vários meios de coabitação, numa coreografia construída a partir da fricção entre os caminhos individuais dos onze bailarinos que a protagonizam, das singularidades que coexistem no mesmo tempo e espaço, sem nunca tentarem estabelecer relações directas entre elas.