PUB
Eventos CEC até Domingo
Segunda-feira, Junho 18, 2012

Em mês de festejos dos Santos Populares, são inúmeras as iniciativas a realizar durante esta semana, em Guimarães, no âmbito da CEC 2012.

Conferência: Grassroots mapping in Guimarães

18 de Junho (segunda-feira), pelas 19h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, CAAA

Nesta conferência, James Bridle apresenta alguns dos resultados das oficinas “Walking the Streets” e “Walking the Sky”, ambas inseridas no projecto LCD, e falará sobre os princípios do mapeamento. James Bridle é escritor, editor e especialista em tecnologia.

 

Cinema: Melhores momentos da Animação Brasileira

18 de Junho (segunda-feira) às 21h30 no CAE São Mamede

Alguma da melhor animação brasileira chega a Guimarães 2012 pela mão da realizadora e formadora, Patrícia Alves Dias, que apresentará filmes próprios e de outros realizadores.

 

Projecto: ±Portugal± Guimarães, 1143 – 2012 Capítulo II Traição

De 18 a 24 de Junho (segunda-feira a domingo) em horário contínuo pela cidade de Guimarães

Depois de espalhar pela cidade uma versão alternativa do hino nacional, o projecto ±Portugal± prepara uma nova intervenção em Guimarães, desta vez sujeita ao mote “Traição”.

 

Cinema: Viver a sua Vida

19 de Junho (terça-feira) às 21h30 no CAE São Mamede

Do realizador Jean-Luc Godard, a obra explora a imagem da jovem Nana, que acabou de deixar o marido e a sua criança. Em 12 secções vemos Nana a decidir lançar-se numa espiral de prostituição.

 

Video: VideoGang Colectivo – Uzi Filmes

21 de Junho (quinta-feira) pelas 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, CAAA

Nesta segunda sessão do VideoGang irá ser apresentada uma retrospectiva de vídeos e curtas de um dos mais activos e criativos colectivos nacionais dos últimos anos do cinema independente

 

Música: A Outra-Voz…invade Lordelo

21 de Junho (quinta-feira) às 22h00 na Biblioteca e Fontanário da Igreja Velha, em Lordelo

Espectáculo integrado nas comemorações da elevação da freguesia à categoria de vila. A Outra Voz invade Lordelo numa apresentação em percurso que parte em simultâneo da Biblioteca e do Fontanário da Igreja Velha.

 

Teatro: Pedra Formosa

22 de Junho (sexta-feira) às 21h30 no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas

Viriato, o grande lusitano que aterrorizava os romanos, inicia a Guerra do Fogo e cria um sonho que será perpetuado para sempre em terras Lusitanas e Galaicas, que dará a Portugal uma das suas mais valiosas pedras basilares. Uma pedra descoberta a partir das escavações de Francisco Martins Sarmento no Monte de S. Romão.

 

Colóquio: A Produção do Real – Arte, Economia e Cultura

De 22 a 24 de Junho (sexta-feira a domingo) das 19h00 às 20h00, dia 22; das 11h30 às 19h30, dia 23; das 9h00 às 14h00, dia 24 na Fábrica ASA

A iniciativa propõe a discussão dos usos e as possibilidades da cultura no início do século XXI, ressuscitando um debate mais antigo, que está longe de se ter esgotado e cujos contornos se vêm tornando cada vez mais problemáticos.

 

Vídeo: Olhar a Cidade

22 de Junho (sexta-feira) às 21h30 no CAE São Mamede

O projecto proporcionou um espaço de aprendizagem e de experimentação, através da realização de documentários em vídeo. Foram realizados oito documentários sobre os temas do comércio tradicional e o património industrial de Guimarães.

 

Música: Roland Muhr

22 de Junho (sexta-feira) às 21h30 na Igreja de Santo António dos Capuchos

O organista Roland Muhr, especialista em música antiga, proporcionará um concerto baseado na interacção entre compositores alemães e portugueses, a partir do século XVI, apresentando diferentes formas de expressar as características do órgão ibérico.

 

Abertura da Exposição: Christian Boltanski

22 de Junho (sexta-feira) pelas 22h00 na Fábrica ASA

Christian Boltanski apresenta uma nova instalação especialmente concebida para Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. A mostra estará patente na fábrica ASA até 9 de Setembro.

 

Teatro: Nasceu Pevidém

23 de Junho (sábado) pelas 10h00 no Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos

A tradição popular, enriquecida durante séculos, fala das origens da pequena aldeia que se tornaria Pevidém. Esta peça conta essa história, e como um rico proprietário, agradecendo um favor divino, mandou construir a capela fundadora de Pevidém.

 

Pop Up: Frame Box

23 de Junho (sábado) das 10h00 às 19h00 na Alameda S. Dâmaso, Largo Dom Domingos da Silva Gonçalves, Pousada da Juventude

Até dia 1 de Julho, este projecto propõe estimular a novas e futuras memórias da cidade, através da implantação de três estruturas em forma de caixas brancas, que permitem limpar a nossa visão periférica e direccionar o nosso olhar para elementos específicos.

 

Conferência: Portugal Criativo | Workshop Smaller Cities

23 de Junho (sábado) a partir das 10h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Fábrica ASA, Instituto de Design, Plataforma das Artes

Com o objectivo de estimular os agentes do sector das Indústrias Criativas, no próximo dia 23 de Junho, sábado, empresários, criativos e académicos unem-se em torno do projecto Smaller Cities, de Guimarães 2012.

 

Música: Cultech

23 de Junho (sábado) às 15h30 no Parque da Cidade

O Parque da Cidade de Guimarães recebe, no dia 23 de Junho, às 23h30, um dos eventos do projecto G Sessions que conta com a participação de vários artistas da música electrónica. Trata-se da primeira edição de Cultech, que nasce integrada na programação de Guimarães 2012.

 

Workshop: Workshop de Arduíno

23 e 24 de Junho (sábado e domingo) das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Este workshop pretende funcionar como uma introdução ao Arduíno, uma plataforma livre e open source de prototipagem, desenvolvida em torno de um conhecido microcontrolador, e que é utilizada por artistas, designers e curiosos.

 

Música: Brincadeiras Líricas – Música em Família

23 e 24 de Junho (sábado e domingo) às 11h00 e 18h00 no Centro Cultural Vila Flor

Este programa revela a canção erudita praticamente desde as suas origens até aos nossos dias, numa trama teatral vertiginosa e surreal, inspirada neste poder infinito que nós, quando crianças.

 

Música: Pop Arte – XI Festival Nacional de Folclore

24 de Junho (domingo) às 15h30 no Campo de São João de Calvos, Lordelo

Este projecto dissemina-se num conjunto articulado de acções que apelam à participação do movimento associativo promotor da música e dança tradicional. Estas serão acções em que tradição, vanguarda e tecnologia se interligam num projecto que valoriza o património cultural imaterial local, nacional e internacional.

 

Pop Up: Couros Pop up

24 de Junho (domingo) das 10h00 às 19h00 na Zona de Couros

O segundo ciclo Pop Up Culture começa em Junho e instala-se na zona de Couros. Contemplando ao processo de requalificação urbanística e arquitectónica, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura propõe um processo de envolvimento do cenário com os seus atores que irá com certeza perdurar no tempo.

 

Performance: I’ve got You Under My Skin

24 de Junho (domingo) pelas 19h00 na Fábrica ASA – Espaço On.Off

Este projecto tem como ponto de partida algumas das músicas corais de Thomas Jennefelt, as quais se concentram em vogais ou sílabas nonsense como formas de desenvolver paisagens sonoras. Estes sons geram formas através de uma consoante vertical ou combinação de notas dissonantes.

 

Desporto: Dia Um de Portugal – Conhecer Guimarães de Bicicleta

24 de Junho (domingo) às 10h00 na Cidade de Guimarães

De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o passeio começará às 10h30 na Alameda Alfredo Pimenta; cumprindo um percurso de cerca de 12,5 quilómetros, em ritmo de passeio, procurando assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

 

Inauguração: Plataforma das Artes

24 de Junho (domingo) às 10h30 na Plataforma das Artes, antigo Mercado Municipal

Trata-se de uma infra-estrutura incluída no plano de renovação urbana, que acolhe a exposição “Para além da história” de José de Guimarães – mostra permanente que contempla colecções privadas de arte pré-colombiana, arte tribal africana e arte arqueológica chinesa. A nova estrutura apresenta ainda a instalação Sheltter Bygg – um módulo habitável, que convida a dormir numa escultura instalada no espaço público – patente até 31 de Outubro

 

Abertura de ciclo: “Tempo para Sentir”

24 de Junho (domingo) pelas 22h00 no Castelo de Guimarães

Guimarães 2012 entra no novo ciclo de programação “Tempo para Sentir”. Para marcar a passagem, no próximo dia 24 de Junho, domingo, dia da cidade, às 22h00, o colectivo artístico La Fura dels Baus e o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua (CCTAR) apresentam o espectáculo único “Tempo para Sentir”.

Artigos Relacionados