PUB
Estudantes da UM lançam jornal online
Terça-feira, Dezembro 13, 2005

O Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM) apresentou na última segunda-feira o projecto Comum online. Trata-se de um jornal digital feito pelos alunos daquela licenciatura, definido pelos responsáveis como uma oficina para os alunos de Jornalismo. Vítor Ferreira, estudante do 3º ano de Comunicação Social na UM e antigo jornalista […]

O Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM) apresentou na última segunda-feira o projecto Comum online. Trata-se de um jornal digital feito pelos alunos daquela licenciatura, definido pelos responsáveis como uma oficina para os alunos de Jornalismo.
Vítor Ferreira, estudante do 3º ano de Comunicação Social na UM e antigo jornalista do Povo de Guimarães, é o director do projecto. Afonso Martins (desporto), Hélder Beja (sociedade) e Hugo Torres (cultura) são os chefes de cada uma das redacções do Comum online, que ao todo conta com 40 colaboradores.
“Descobrem-se ainda hoje todas as potencialidades comunicativas do grande espaço (dizem-no democrático, também) que é a internet. Os media tradicionais olham-no de cima, de modo a terem-lhe pulso (…), mas a vontade aqui é outra. Não se trata de concorrência, não nos espalhamos no mercado. A vontade da criação é ser oficina. A vontade de aprender empiricamente, de conhecer com os dedos”, afirma, em jeito de explicação para o projecto, Hugo Torres no primeiro editorial do jornal digital.
Para conhecer a versão renovada do que já foi um jornal e uma revista, visite www.comunonline.net.

Artigos Relacionados