Escolas das Taipas vencem primeiro prémio da primeira edição do Eco-Parlamento
Terça-feira, Maio 17, 2016

Com um trabalho sobre o risco do amianto para a saúde pública, os alunos do Agrupamento de Escolas das Taipas defenderam a eliminação das placas de amianto na Escola Básica das Taipas.

Agrupamento de Escolas das Taipas ganha Eco-Parlamento e promessa de uma nova escola
Realizou-se na passada sexta-feira, 13 de Maio, a final da primeira edição do Eco-Parlamento de Guimarães. Alunos do agrupamento das Taipas foram vencedores.

A proposta apresentada pelos alunos do Agrupamento de Escolas das Taipas era simples e apontava para a necessidade de retirada urgente da cobertura de amianto na Escola Básica das Taipas.

A medida apresentada fundamentou-se num conjunto de reportagens apresentadas pelos canais de televisão sobre o problema, alertando para os riscos que o amianto acarreta para a saúde. Os alunos saíram com o primeiro prémio deste concurso, vocacionado para o desenvolvimento das políticas ambientais nas escolas.

Além disso, ficou mais uma vez a promessa de que o problema das placas de amianto será resolvido com “uma nova escola” – referência à intervenção que se encontra planeada para aquela escola para resolver esse e outros problemas, de uma escola com quase 35 anos.

Esta foi a primeira edição do Eco-Parlamento – uma iniciativa do Laboratório da Paisagem, em parceria com o município de Guimarães, no qual participaram os agrupamentos escolares de Guimarães. Em segundo lugar neste concurso ficou o Agrupamento de Escolas de Abação e em terceiro ficou o Agrupamento Fernando Távora.