PUB
Escalada da AAUMinho no topo universitário
Quinta-feira, Abril 19, 2007

Ouro, prata e bronze no masculino, e ouro no feminino, demonstram bem o dominio dos atletas minhotos neste Torneio Nacional Universitário (TNU) de Escalada. Este foi o segundo podio completo da AAUMinho neste ano lectivo de 2006/07 (o primeiro tinha sido alcançado no CNU de Corta- Mato feminino).

Após um interregno de um ano (em 2005/06 não se realizou qualquer prova universitária), a Escalada voltou a ter competição, e a AAUMinho demonstrou possuir alguns dos melhores atletas nacionais (universitários) nesta modalidade.

Com inicio marcado para as 10h da manhã do dia 15 de Abril, no Pavilhão Desportivo Universitário da UMinho em Gualtar, esta prova estava dividida em duas eliminatórias, sendo que do final da segunda sairiam os medalhados. Na primeira eliminatória, quer na vertente feminina, quer na masculina, não houve grandes surpresas, pelo que se perspectivava uma segunda e última fase da competição muito renhida.

No quadro competitivo feminino, foi quase um “dejé-vu” do que se tinha passado em 2004/05. Na altura, Pamela Domingues assegurou o 1.º lugar para a AAUMinho, deixando para Karin Martin e Sandra Martins da UPorto a disputa pelos 2.º e 3.º lugares.

Em 2006/07, com outras intervenientes, mas as mesmas universidades, os resultados finais haveriam de ser idênticos. Helena Fialho (Economia) conquistou o ouro para a AAUMinho enquanto que Isabel Alves e Ana Costa, conquistaram respectivamente prata e bronze para a UPorto.

No masculino, a história foi completamente diferente. Ao invés da prata conquistada em 2005/06 por Albano Teixeira, os atletas da AAUMinho Pedro Soares (LESI), Nuno Capela (LESI) e Filipe Teixeira (Comunicação Social), conquistaram respectivamente ouro, prata e bronze.

Com 4 medalhas conquistadas, num total de 6 possiveis, este é mais um resultado positivo para a academia minhota, que durante a última semana de Abril e a primeira de Maio, irá organizar a Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs).

Texto e Foto: Nuno Gonçalves *

* em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Artigos Relacionados