PUB
Equipas da AAUMinho vencem e convencem
Sábado, Novembro 17, 2007

As equipas de voleibol da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) venceram todos os jogos do I Torneio de Apuramento da Voleibol, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, sagrando-se assim vencedores.

A equipa feminina, liderada pelo Prof. João Lucas, venceu facilmente todos os jogos da fase de grupos, sem nunca ter perdido um único set. No primeiro jogo, a AAUMinho venceu a sua congénere da Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão de Santarém (AEESGS) por 2-0, tendo vencido o primeiro parcial por uns claríssimos 25-0.

A jogadora em destaque neste jogo foi a capitã, Catarina Dias que serviu durante os 25 pontos sem nunca vacilar. No segundo set a meninas minhotas mantiveram o nível exibicional e venceram por 25-6.

Na segunda partida a equipa minhota venceu sem qualquer dificuldade a equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) por um duplo resultado de 25-6. As jogadoras minhotas mostraram-se sempre muito concentradas e, não tiveram muitas dificuldades para na terceira partida, (já com o apuramento garantido), vencer a equipa anfitriã (AAUBI) por 25-4 e 25-8.

Nas meias-finais, a AAUMinho defrontou a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), impondo-se, novamente, por 25-13 e 25-6. Apesar da fraca entrada em jogo, o seis minhoto soube dar a volta às adversidades, acertando no bloco, e mostrando uma sagaz vontade de vencer.

No derradeiro jogo do torneio, a AAUMinho demonstrou todo o seu potencial, não dando a mínima hipótese à equipa do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria). Num jogo morno, a equipa minhota liderou sempre a partida e nunca permitiu à equipa leiriense nem sequer uma aproximação no resultado. Com remates fortes e colocados por parte das pontas, o primeiro parcial foi ganho por 25-12. Nunca as atletas de Leiria conseguiram travar o volume atacante das suas adversárias, e no segundo set as meninas do Minho venceram com enorme facilidade por 25-10.

A superioridade da equipa minhota foi avassaladora em todos os encontros, e em nenhuma altura das partidas a vitória foi posta em causa. A equipa feminina da AAUMinho deixa a Beira Interior com um sentimento de dever cumprido e com a sensação de forte superioridade sobre todas as suas adversárias.

É de realçar que as equipas mais fortes a nível nacional não marcaram presença nesta competição, aguardando-se, assim, jogos mais equilibrados para os próximos torneios de apuramento.

Equipa Masculina soma e segue
A equipa masculina da AAUMinho não teve dificuldades de maior para levar de vencida a equipa do IP Leiria no primeiro jogo do torneio, ganhando os dois set’s por 25-15 e por 25-12. O bloco da equipa minhota esteve irrepreensível e o seu ataque mortífero, com os pontas a revelarem-se verdadeiras setas apontadas ao campo adversário.

O segundo jogo dos pupilos de Francisco Costa foi contra a equipa da casa, a AAUBI. Nesta partida o seis minhoto teve de se aplicar para levar de vencida uma equipa bastante motivada e com uma boa recepção.

A equipa minhota entrou muito mal na partida, permitindo à equipa da beira interior uma margem bastante grande de vantagem (15-4). A equipa da AAUMinho ainda conseguiu equilibrar o resultado, mas acordou tarde demais e perdeu o parcial por 25-22.

Depois deste pequeno percalço, a equipa minhota, mais concentrada e com mais garra, conseguiu controlar o segundo set, acabando por vencer por uns claro 25-17. No terceiro e derradeiro parcial, a AAUMinho mostrou todo o seu valor e venceu por 15-11, carimbando assim a passagem às meias-finais da competição.

Nas meias-finais do torneio, a equipa da AAUMinho defrontou a equipa da AAUAv. O encontro pautou-se pelo domínio minhoto e pela excelente exibição de Diogo Antunes. O futuro arquitecto minhoto fez uma exibição de encher o olho no primeiro set, e a AAUMinho ganhou o primeiro parcial por 25-12. No segundo set os rapazes do Minho dominaram novamente, vencendo por uns indiscutíveis quinze pontos de diferença (25-10), adquirindo assim o bilhete para a final.

A equipa da AAUAlg foi o adversário da AAUMinho na final da competição masculina. Num jogo bastante equilibrado, onde as duas equipas mostravam grande vontade de vencer, a AAUMinho entrou bem no encontro ganhando uma pequena margem de manobra. No entanto, a equipa algarvia equilibrou o parcial e dificultou bastante a tarefa da equipa minhota. No entanto havia um jogador minhoto que desequilibrava o jogo. O jogador do Vitória de Guimarães, Mário Pinto fez um jogo fantástico. Com um poder de elevação inacreditável, o jogador minhoto foi quase imbatível em frente ao bloco adversário. A equipa da AAUMinho venceu o primeiro parcial por 25-23 e o segundo parcial por 25-21, sagrando-se assim vencedora do I Torneio de Apuramento de Voleibol Masculino.

Apesar de ter vencido todos os jogos, a equipa masculina ainda denota algumas dificuldades tácticas e de concentração, principalmente no início de cada encontro. Apesar disso, a superioridade da equipa minhota foi evidente. O treinador da equipa masculina, Francisco Costa, aproveitou esta competição para fazer algumas experiências na equipa: “Cumprimos os objectivos a que nos propusemos. Dar minutos a todos e vencer o torneio. Aproveitamos também para rectificar algumas situações e para experimentar algumas soluções”, concluiu.

O próximo torneio de apuramento tem lugar na cidade de Coimbra no dia 10 e 11 de Dezembro.

Texto: Alexandre Carvalho *

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados