PUB
Equipa de 200 voluntários vai prestar apoio às iniciativas da CEC 2012
Quarta-feira, Janeiro 11, 2012

A equipa de voluntários, que dará o seu contributo nas várias iniciativas a levar a cabo no âmbito da CEC 2012, realizou o seu primeiro encontro no passado fim-de-semana.

Têm entre 18 e 65 anos e um elo que os liga: são voluntários de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (CEC). Ao todo são cerca de 200 e tiveram este último fim-de-semana a primeira sessão de recepção, num encontro que contou com a presença de João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães, de Carlos Martins, director executivo, e de Margarida Wellenkamp, coordenadora do programa de voluntariado.

Os objectivos são vários. Para além de aumentar a rede de suporte às várias iniciativas em curso ao longo de 2012, pretende-se que cada um destes voluntários se assuma como embaixador da Capital Europeia da Cultura na sua comunidade, que dissemine informação e envolva a população e os visitantes – amplificando o impacto da CEC – e que seja um agente de memória de Guimarães 2012, colaborando na criação de um registo das estórias.

Os voluntários de Guimarães 2012 terão acesso especial aos bastidores do evento, tendo neste desafio uma oportunidade de qualificação com vista ao seu desenvolvimento de competências e à empregabilidade. Isso mesmo foi explicado na sessão de recepção, onde os voluntários presentes receberam informações sobre a realização da CEC em Guimarães, sobre a sua programação, bem como sobre o papel que o programa de voluntariado desempenhará nesta realização.