PUB
Equipa da escola EB 2-3 conquista medalha de bronze nas Olimpíadas de Química 2015
Terça-feira, Abril 14, 2015

A Medalha de Bronze foi atribuída à equipa dos “Triatómicos” constituída pelos alunos Pedro Henrique Costa Pereira (9.º F), Joana Margarida Silva Ferreira (9.º C) e Paulo Jorge da Maia Ferreira (8.º C) da Escola Básica das Taipas, Guimarães.

O Departamento de Química da Universidade do Minho recebeu a 11 de abril, no Campus de Gualtar, em Braga, as Olimpíadas de Química Júnior (OQJ). O professor José Fonseca acompanhou a equipa.

Este ano participaram 29 equipas (87 alunos) de escolas da região, nomeadamente de Barcelos, Braga, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Lousada, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.

Nestas Olimpíadas, os alunos são organizados em equipas de três por escola. As equipas efetuaram uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais. O programa do evento também incluiu a palestra “Fronteiras e desafios da Química”.

Este concurso é organizado conjuntamente com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e pretende dinamizar o estudo e o ensino da Química nas Escolas Básicas, despertar o interesse por esta ciência, bem como cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade.

Para além das medalhas de bronze da SPQ, estes alunos foram presenteados pelo Departamento de Química da UM com um porta-chaves e uma caneca do ano internacional da Química.
Desde 2010 que a nossa Escola participa nas OQJ e é a quarta vez que ficamos no pódio.